Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


21-12-2021

História/Portugal 2006: Recusada exumação de D. Afonso Henriques


Já em Portugal, em 2006, não foi autorizada a Exumação do 1º Rei  do País: D. Afonso Henriques

 

A exumação das ossadas de D. Afonso Henriques abriu a discussão sobre a investigação científica nesta área, em 2006


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/tumulo-de-d-afonso-henriques-aberto-em-outubro=f107255#ixzz2LRHuHRMA


Leiam o comentário sobre a dita exumação:

Recusada exumação de D. Afonso Henriques

A ministra da Cultura não autorizou a exumação dos restos mortais de D. Afonso Henriques, que um grupo de investigadores pretendia analisar.
O grupo de investigadores, da Universidade de Coimbra, pretendia analisar as ossadas, depositadas na Igreja de Santa Cruz, de forma a conhecer novos dados sobre o I Rei de Portugal e recuperar o túmulo onde este está sepultado.

A Ministra subscreveu o parecer do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), justificando a recusa com o facto de a investigação ser um risco para a integridade das ossadas e a preservação do túmulo de D. Afonso Henriques.

Em declarações à rádio TSF, Eugénia Cunha, a antropóloga que reuniu o grupo de investigadores, afirmou que “não ter ficado surpreendida” com a decisão, adiantando que “vou contra-argumentar, pois em arqueologia e antropologia não há, obviamente, nada 100% seguro, riscos há sempre alguns, mas estavam todos absolutamente tidos em consideração", sendo que a equipa "saberia o que fazer em cada passo" da investigação.

A investigadora tinha o objetivo de fazer a reconstrução física de D. Afonso Henriques e recuperar «episódios da vida do rei guardados no seu esqueleto»«Estou certa que vou contribuir para uma melhor e mais digna preservação dos restos mortais de Afonso Henriques».
 

E contava com a colaboração da equipa espanhola da Universidade de Granada, liderada por Miguel Botella, responsável pela exumação de Cristóvão Colombo, e também com a ajuda dos técnicos franceses da Universidade de Salzburgo, chefiados por Bertrand Ludes, especialista em estudos de ADN.


Fontes: blog   Em Cima do Muro   
http://ferro-espeto.blogspot.pt/2007/05/recusada-exumao-de-d-afonso-henriques.html
http://expresso.sapo.pt/tumulo-de-d-afonso-henriques-aberto-em-outubro=f107255#ixzz2LRIUyrtH

https://www.rtp.pt/noticias/cultura/ministra-da-cultura-nao-autoriza-abertura-do-tumulo-de-afonso-henriques_n161175