Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


08-06-2022

O Tratado de Tordesilhas surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa de Castela


Inline image

 

No dia 7 junho de 1494 é assinado O Tratado de Tordesilhas (Espanha), celebrado entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa. Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa de Castela, resultantes da viagem de Cristóvão Colombo, que um ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para a Coroa castelhana. Os originais de cada idioma encontram-se depositados no Archivo General de Indias, em Espanha, e no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Portugal.

 

E pelo Tratado de Alcáçovas, as terras descobertas, na primeira viagem de Colombo, em 1492, pertenciam à Coroa Portuguesa, como, de resto, D. João II, El Hombre, para a Rainha Católica de Espanha, logo lembrou a Colombo, que lhe fora dar conhecimento das novas ao pinhal da Azambuja, onde, segundo consta, D. João II, na altura, se encontrava a caçar.

Para sanar possíveis desavenças, rapidamente se chegou ao Tratado de Tordesilhas, em 1494, dividindo o mundo a descobrir pelo Meridiano a 300 léguas a Oeste do Arquipélago de Cabo Verde, derrogando a anterior divisão pelo paralelo das Canárias.

O nosso Rei de Portugal estava muito bem informado pelos seus cosmógrafos. O saber científico fazia a sua diferença...