Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


03-10-2022

Livro que todo(a) brasileiro(a) deveria ler para compreender a formação do nosso povo, da nossa identidade cultural



Inline image
https://www.revistaprosaversoearte.com/joao-ubaldo-ribeiro-viva-o-povo-brasileiro/?fbclid=IwAR36JJAmmkxZxmX4nMsxZ1js-xL7c94O9ExSmRg1yY-bt95Otr6GWaiL7lY

Um clássico da literatura brasileira, referência internacional da mais competente ficção de nosso país, Viva o povo brasileiro é um romance profundo e arrebatador.

“Viva o povo brasileiro”, exuberante e complexa metáfora da formação de nossa identidade nacional, é obra monumental que já nasceu clássica, instaurando novo olhar ficcional sobre o passado do Brasil. A violência física e simbólica, os abismos sociais e os privilégios que os acentuam, a constituição de uma elite autoritária são encenados ao longo desta narrativa polifônica e lírica, muitas vezes irônica, que cobre quatrocentos anos de história. Poucas obras atingiram esse mesmo nível de complexidade, e pouquíssimas alcançaram êxito semelhante ao de Viva o povo brasileiro.

“Viva o povo brasileiro”, obra de João Ubaldo Ribeiro, vencedor do prêmio Jabuti, em 1984, é um dos mais importantes romances surgidos na literatura brasileira no século XX.

O livro que todo(a) brasileiro(a) deveria ler para compreender a formação do nosso povo, da nossa identidade cultural.

Confira alguns trechos da obra:

Seu poder constituído para mim é merda, suas instituições para mim são bosta. Vocês chamam dinheiro de verba ou numerário, chamam furto de apropriação, nomeação de eleição, assassinato de execução, vocês se vestem fantasiados e usam palavras que julgam bonitas, assim concluindo que seus atos são legítimos. Podem ser legítimos para vocês, mas não para nós, que nunca fomos nem ouvidos nem cheirados e temos de aceitar o que vocês resolvem por nós e até o que vocês pensam por nós. Então, porque aquele que condena um homem à fome e à miséria tem um papel na mão, isso se torna menos imoral, se torna certo de alguma forma? Vocês vêm nos dizer verdades. Que verdade é essa, que nos humilha, nos diminui, nos transforma em nada, como pode ser isso verdade para nós? Para mim vocês são a encarnação da mentira e da morte. Mas, assim mesmo, é nossa prática que possam falar em sua defesa. Contudo, falem em sua defesa e não para nos atacar, porque lhe faço calar a boca outra vez, aqui não temos necessidade das palhaçadas de sua justiça, que arma grandes pantomimas para mascarar o que toda a gente já sabe que fará: punir o pobre e premiar o rico. Portanto, a finalidade de deixar vocês falarem, se quiserem, não é que acreditemos que, falando, vocês deixarão de ser os patifes, traidores do povo, que são. Mas é que podem dizer alguma [FORUM ELOS]coisa que nos interesse. Falem, se quiserem.

[FORUM ELOS]

João Ubaldo Ribeiro: "Viva o povo brasileiro" - Revista Prosa Verso e Arte

 

   
 

João Ubaldo Ribeiro: "Viva o povo brasileiro" - Revista Prosa Verso e Arte

Revista Prosa Verso e Arte

Livro "Viva o povo brasileiro", de João Ubaldo Ribeiro. Ganhador do prêmio Jabuti, em 1984.