Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


16-09-2022

Maharashtra: ferramentas antigas da idade da pedra encontradas na caverna da Índia



Maharashtra: Ancient stone age tools found in India cave

 

   

Maharashtra: Ancient stone age tools found in India cave

A cave in Maharashtra has been found to hold stone tools belonging to an ancient Indian civilisation.

 

Tradução google: Nota, O planalto Konkan inclui Goa

 

Ao longo dos anos, gravuras rupestres de uma civilização anteriormente desconhecida foram encontradas no estado de Maharashtra, no oeste da Índia. Agora, uma caverna na mesma região promete lançar mais luz sobre os criadores dessas obras pré-históricas e suas vidas. Mayuresh Konnur, da BBC Marathi, relata.

A caverna, localizada a cerca de 10 km da vila de Koloshi, na região de Konkan, no oeste de Maharashtra, foi descoberta por um grupo de pesquisadores no ano passado. Escavações no início deste ano revelaram várias ferramentas de pedra na caverna que datam de dezenas de milhares de anos.

"Em nenhum lugar do mundo podemos encontrar arte rupestre desse tipo", diz Tejas Garge, que chefia o departamento de arqueologia de Maharashtra. Os arqueólogos acreditam que esses artefatos podem nos ajudar a descobrir mais sobre a maneira como nossos ancestrais viviam.

A caverna, que está situada em uma floresta isolada em Sindhudurg, foi descoberta por pesquisadores que estudavam esculturas rupestres em áreas próximas. O trabalho de escavação foi realizado em duas rodadas, durante as quais os arqueólogos cavaram duas trincheiras dentro da caverna. Várias ferramentas de pedra grandes e pequenas que datam do período mesolítico - também chamado de idade da pedra média - foram encontradas.

"Os micrólitos, ou pequenas ferramentas de pedra, datam de cerca de 10.000 anos, enquanto as ferramentas maiores podem ter cerca de 20.000 anos", diz Rutivij Apte, que pesquisou os petróglifos Konkan e fez parte da equipe de escavação.

Dr. Parth Chauhan, um arqueólogo, diz que processos químicos são usados ??para analisar qualquer resíduo que possa estar presente nas bordas dos artefatos. Isso pode ajudar a determinar para que o objeto foi usado.

"Levará alguns meses para descobrir o período de tempo exato ao qual essas ferramentas de pedra pertencem. Mas agora, podemos dizer que esses artefatos têm entre 10.000 e 48.000 anos."

O planalto Konkan, rico em laterita de Maharashtra, onde esta caverna foi descoberta, também é um tesouro de arte pré-histórica. No passado, os exploradores descobriram gravuras rupestres de animais, pássaros, figuras humanas e desenhos geométricos escondidos sob camadas de solo em várias aldeias aqui.

 

   

Prehistoric art hints at lost Indian civilisation

The discovery of thousands of ancient rock carvings in western India has stunned archaeologists.

 

 

Até agora, 1.700 petróglifos - ou gravuras rupestres - foram encontrados em 132 locais em 76 aldeias em Sindhudurg e no distrito de Ratnagiri.

Saili Palande Datar, historiadora de arte e escritora de Pune, diz que essas esculturas oferecem grandes insights sobre a vida e os hábitos do homem pré-histórico.

Ela dá o exemplo de uma icônica escultura rupestre de uma figura humana encontrada perto da vila de Barsu, no distrito de Ratnagiri.

A escultura está gravada em uma rocha e parece ser de uma figura masculina que está segurando o que parece ser tigres e outros animais selvagens em ambas as mãos.

"Há uma incrível sensação de simetria nesta escultura, que aponta para um alto nível de habilidade. A imagem também retrata a relação que o homem compartilhava com os animais", diz Datar.

Ele diz que os selos da civilização Harappa - uma das civilizações mais antigas da história humana que floresceu no subcontinente indiano - também retratam a estreita relação que o homem compartilhava com os animais.

"As focas têm imagens de grandes animais como tigres e búfalos e de animais caçando homens", diz ela.

Especialistas dizem que os mistérios em torno dessas esculturas rupestres pré-históricas estão longe de serem resolvidos, mas uma etiqueta da Unesco – marcos naturais e culturais de todo o mundo são destacados por seu “excelente valor universal” para a humanidade – pode ajudar a preservá-los por gerações.

Oito sítios de esculturas rupestres na região de Konkan já fazem parte da lista provisória de sítios do Patrimônio Mundial da Unesco, que é o primeiro passo para obter a etiqueta de qualquer sítio culturalmente significativo.