Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


30-11-2022

BOCAGE SOFRE AS DORES DA VIRAGEM DO TEMPO + MEDIA INTERNACIONAL CONTRA O PROCESSO DOS EUA CONTRA ASSANGE + BOM ADVENTO


Antonio Cunha Justo

BOCAGE SOFRE AS DORES DA VIRAGEM DO TEMPO

 Inline image

 

Manuel Maria Barbosa du Bocage (1765-1805) foi um neoclássico romântico, um revolucionário que se debateu entre despotismo maçónico e catolicismo (bucolismo e sentimento romântico). Viveu num período perturbado como nós vivemos o de hoje.

No musgo da História se descobrem os líquenes que hoje alimentam a política e a economia. Bocage é um biótopo português do século XVIII de extrema riqueza de vida individual e social devido à sua variedade de estruturas caracteriais que apresenta numa de sobreviver ao poder maçónico e ao poder clerical em debate. Entre o despotismo iluminado que vem de fora (Marquês de Pombal) e o tradicionalismo medieval de Pina-Manique, Bocage luta por sobreviver e subsistir nos biótopos culturais em mudança.

Entre a luta pela liberdade e a amarra ao poder que possibilita subsistência Bocage é a manifestação de um currículo de Português inteiro! Ontem como hoje o poder pode mais.

Bocage, no seu autorretrato resume bem a sua pessoa:

    “Magro, de olhos azuis, carão moreno,

    Bem servido de pés, meão na altura,

    Triste de facha, o mesmo de figura,

    Nariz alto no meio, e não pequeno;

 

    Incapaz de assistir num só terreno,

    Mais propenso ao furor do que à ternura;

    Bebendo em níveas mãos, por taça escura,

    De zelos infernais letal veneno;

    Devoto incensador de mil deidades

    (Digo, de moças mil) num só memento,

    E somente no altar amando os frades,

 

    Eis Bocage, em quem luz algum talento;

    Saíram dele mesmo estas verdades,

    Num dia em que se achou mais pachorrento.”

Na égloga “Queixumes do pastor Elmano contra a falsidade da pastora Urselina”(1), Bocage mostra o complicado da sua personalidade e do tempo e  revela que tudo não passa de um emaranhado entre fidelidade e traição. Diferentes estilos de vida são questionados por Bocage: talvez a sua atitude perante a vida e as atitudes que a vida mostra levar.  Entre ele e Urselina se parecem debater a tradição nele presente e os tempos novos que o futuro promete em Urselina. Bocage não encontra situação de resolver o conflito existencial em que vive tendo por isso de se resignar em vingar-se de Urselina em Ritália. Estas serão as dores de parto do passar de um tipo de sociedade para outro.

Cito de seguida algum texto  da égloga de Bocage (no caso Elmano) no sentido de se compreender a minha interpretação:

...

António da Cunha Duarte Justo

Texto completo e nota em Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=7996

 

 

MEDIA INTERNACIONAL CONTRA O PROCESSO DOS EUA CONTRA ASSANGE

 

O “Crime” de Assange foi ter provado Crimes de Guerra cometidos pelos EUA no Afeganistão e no Iraque

 

"É mais barato cometer crimes contra a humanidade do que os descobrir"(1)...

Renomados meios de comunicação internacionais como Der Spiegel, New York Times, Guardian, Le Monde e El País acabam de dirigir uma carta aberta ao governo dos EUA pedindo que pare de processar o fundador do Wikileaks, Julian Assangepor publicar documentos secretos. Alertam que as acusações contra Assange são "um precedente perigoso e um ataque à liberdade de imprensa"...

Em 2010, o WikiLeaks, juntamente com o New York Times, o Guardian e o Der Spiegel, publicaram trechos de registros militares que, entre outras coisas, provavam crimes de guerra cometidos pelos EUA durante as guerras no Afeganistão e no Iraque (2) ...

Em 11 de abril de 2019, Assange foi preso pela polícia de Londres dentro da embaixada equatoriana a pedido do embaixador do Equador depois que o presidente do Equador, Lenín Moreno, retirou seu direito de asilo.

Assange casou em 23 de março de 2022 na Prisão em Londres. O casal não teve permissão para tirar uma foto oficial do casamento.  

Quem segue o caso de Assange fica com um bom exemplo de como funciona a pressão indireta dos Estados Unidos sobre outros estados...

António da Cunha Duarte Justo

Artigo completo e notas em Pegadas do Tempo https://antonio-justo.eu/?p=7998

 

BOM ADVENTO

Advento é o tempo da caminhada para a gruta do coração!

Advento aponta para a chegada, para o natal; é o tempo de espera e de esperança (1). Liturgicamente, o tempo de espera é o tempo grávido que vai até ao dar à luz: o natal acontece hoje e sempre na gruta do coração, onde se dá a revelação d’Aquele que é, que era e que vem. Ele não foi nascer no templo nem no parlamento, nasceu e nasce numa gruta da terra ainda virgem e aberta a tudo e todos, onde se pode encontrar pobre e rico, crente e céptico, toda a pessoa de boa vontade, aberta e disposta a deixar-se surpreender para dar oportunidade à criatividade.

Texto completo em Pegadas do Tempo https://antonio-justo.eu/?p=3975

Um Bom advento para todos  

(1) Advento é um tempo ilimitado de preparação em que somos convidados a estarmos atentos para podermos deixar entrar em nós o bem e despertarmos do sono espiritual. Na tradição cristã o tempo de Advento pretende levar-nos a reflectir para estarmos preparados e assim podermos caminhar com Jesus nas nossas vidas. Santo Agostinho dizia:” Tenho medo que Jesus passe sem me dar conta".

Advento é o tempo da esperança: https://beiranews.pt/2020/11/30/ponto-de-vista-por-antonio-justo-14/