Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


01-04-2023

Beatriz Costa - A Saloia da Malveira (Excerto) em São Miguel de Alcainça no Concelho de Mafra


Esta gravação data de 1930 e pertence a um disco de 78 R.P.M. editado pela marca "Brunswick", selo da "Valentim de Carvalho", em que a cantora soprano Beatriz Costa interpreta duas canções da revista onde ela fez o seu maior sucesso, antes de "Arre Burro", que foi a revista "O Cavaquinho". Esta canção é cantada em soprano e intitula-se "A Saloia da Malveira", canção da autoria de Xavier de Magalhães, João David e C. Rebocho. Esta canção é uma das mais emblemáticas da carreira de Beatriz Costa, e ainda hoje, por causa desta canção, Beatriz Costa ainda é conhecida como "A Saloia da Malveira". Esta canção foi reeditada em vinil em 1974 no LP "Beatriz Costa", editado pela "EMI-Valentim de Carvalho", e depois em CD em 1996 na compilação "Beatriz Costa - Grande Marcha de Lisboa", da colecção "Caravela/EMI". Espero que gostem. Post Scriptum: a gravação está cortada no final devido ao facto do técnico de som Hugo Ribeiro não ter conseguido restaurar completamente a gravação, por causa do seu mau estado na época. .

 

Inline image
Beatriz Costapseudónimo de Beatriz da Conceição (MafraMilharado14 de dezembro de 1907 — LisboaCoração de Jesus15 de abril de 1996), foi uma atrizcantora e escritora portuguesa, conhecida pelos filmes em que participou durante a era de ouro do Cinema Português, que a consagraram como ícone da cultura popular lusa.

Esta gravação data de 1930 e pertence a um disco de 78 R.P.M. editado pela marca "Brunswick", selo da "Valentim de Carvalho", em que a cantora soprano Beatriz Costa interpreta duas canções da revista onde ela fez o seu maior sucesso, antes de "Arre Burro", que foi a revista "O Cavaquinho". Esta canção é cantada em soprano e intitula-se "A Saloia da Malveira", canção da autoria de Xavier de Magalhães, João David e C. Rebocho. Esta canção é uma das mais emblemáticas da carreira de Beatriz Costa, e ainda hoje, por causa desta canção, Beatriz Costa ainda é conhecida como "A Saloia da Malveira". Esta canção foi reeditada em vinil em 1974 no LP "Beatriz Costa", editado pela "EMI-Valentim de Carvalho", e depois em CD em 1996 na compilação "Beatriz Costa - Grande Marcha de Lisboa", da colecção "Caravela/EMI". Espero que gostem. Post Scriptum: a gravação está cortada no final devido ao facto do técnico de som Hugo Ribeiro não ter conseguido

 

A Malveira,localiza-se no concelho de Mafra,Portugal, e significa um 'terreno onde abundam as malvas'. E tem os derivados Malvada, Malvar, Malvedo, Malveiro e Malveiros.

____________________________

E aqui podemos ouvir o Rancho Folclórico da Malveira

 

Rancho Folclórico da Malveira - bailarico saloio

 

   

Rancho Folclórico da Malveira - bailarico saloio

 

 

 

União das Freguesias de Malveira e São Miguel de Alcainça

São Miguel de Alcainça foi uma freguesia portuguesa do município de Mafra

Alcainça é um topónimo de origem árabe que significa mosteiro. Por essa razão, pensa-se que, antes de este território ter passado para a coroa portuguesa, aqui tenha existido um mosteiro cristão tolerado pelo poder islâmico dominante. Desse passado moçárabe não chegou até nós qualquer vestígio monumental, apenas um pequeno fragmento de pilastra, de qualidade artística mediana, mas revelador da importância medieval da povoação.

O facto de terem existido duas Alcainças (a Pequena e a Grande, ainda confirmadas toponimicamente nos dias de hoje) pressupõe que, em algum momento da sua história, a localidade tenha tido duas comunidades distintas. Em 1270, a Ordem do Templo possuía dois casais em Alcainça Pequena, assumindo-se que a povoação principal estivesse concentrada em Alcainça Grande, onde se situava a igreja matriz e o principal núcleo habitacional.

[FORUM]São Miguel de Alcainça foi desanexado do Concelho de Sintra em outubro de 1855, integrando o Concelho de Mafra como freguesia. Em 1923 perde o estatuto de freguesia e passa a lugar da freguesia da Malveira, tendo sido desanexada da mesma em 1985, quando integra o Concelho de Mafra, recuperando a posição de freguesia. O seu nome deriva do árabe al-kanisa, isto é, «igreja», o que demonstra a antiguidade da localidade.

Inline image

Capela do Espírito Santo 

Construída no início do século XVI, tem a particularidade de possuir um dos mais relevantes portais manuelinos do Concelho de Mafra, alusivo às três Idades do Homem e ao advento do Espírito Santo

Área de anexos

Visualizar o vídeo Rancho Folclórico da Malveira - bailarico saloio do YouTube

Rancho Folclórico da Malveira - bailarico saloio