Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


11-03-2023

Ponte Fortificada de Ucanha e o rio Varosa in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa


A primeira portagem medieval de Portugal.

 

A história da Ponte fortificada sobre o Rio Varosa, está escrita em cada uma das suas pedras. Edificada pelos romanos, à entrada do couto cisterciense do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, a sua antiguidade já vem documentada no séc. XII, quando D. Afonso Henriques doou o território de Ucanha à viúva de Egas Moniz.

'Analisemos, então o topónimo Ucanha, que designa uma freguesia do concelho de Tarouca, do distrito de Viseu.

Trata-se de um topónimo estudado pelo insigne filólogo José Leite de Vasconcelos, filho da terra, que chegou à conclusão de que a forma antiga do nome, usada até ao século XVII, era Cucanha e que, nesse século, ora se escrevia Cucanha, ora já Ucanha:

o topónimo Cucanha evoluiu para Ucanha por dissimilação e eufonia. O filólogo refere, ainda, que Cucanha, substantivo próprio, proviria do substantivo comum cucanha, que, em português antigo, teria significado «casebre».

 

Na generalidade dos textos antigos que consultei, é utilizado o artigo quer em Cucanha quer em Ucanha: o próprio José Leite de Vasconcelos escreve, na Revista Lusitana (Lisboa, 1931), «eu nasci na Cucanha». A utilização do artigo dever-se-á certamente à consciência da proveniência do vocábulo, seguindo a regra da utilização do artigo quando o nome deriva de um substantivo comum (aquele local começou por ser apelidado por um nome que designava algo que lhe era peculiar ou o caracterizava ou identificava).

 

No entanto, nos registos actuais, o topónimo Ucanha surge normalmente sem o artigo: tratar-se-á da evolução natural que consiste em seguir a regra geral, do esquecimento da origem remota da palavra ou de determinação legal por portaria.

 

Assim, se me pergunta se se deverá empregar o artigo com o topónimo Ucanha, respondo-lhe que sim, dada a origem do termo e o registo com artigo em muitos textos antigos, mas não poderei dizer que é incorrecta a omissão do artigo, não só porque já se perdeu a ligação entre o vocábulo e o seu significado antigo, como tal significa uma evolução natural para a regra geral. E, se por portaria ou decisão institucional, estiver estabelecido que o nome da localidade não tem artigo, então, nada mais há a dizer.'

 

in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/uso-do-artigo-definido-com-o-toponimo-ucanha-tarouca-portugal/26708 [consultado em 11-03-2023]

Pode ser uma imagem de ponte