Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


26-05-2023

INICIATIVA DE PAZ DO VATIVANO + NÃO EM MEU NOME! + AS CANAS DA FESTA DA GOVERNAÇÃO


Papa Francisco nomeou o cardeal Zuppi para preparar e liderar uma missão de paz "para ajudar a aliviar as tensões do conflito na Ucrânia e iniciar caminhos de paz"; nomeação que o cardeal confirmou em 22/05/2023.   

Já em abril, o Papa Francisco falou de uma iniciativa secreta de paz. Entretanto, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy rejeitou tal missão, depois de se encontrar com o Papa em meados de maio.

Seis países africanos também estão lançando uma iniciativa porque a África está a ser atingida pelo conflito que causa a carência dos cereais da Ucrânia. A China e o Brasil também já se tinham mostrado interessados em iniciativas de conversações de paz, mas os beligerantes das duas partes (EUA-NATO-Ucrânia e a Federação russa) mantêm-se caturras nas suas posições.

Em tempo de guerra torna-se difícil uma diplomacia de paz que agrade a todos. O compromisso indispensável terá de desagradar necessariamente a todas as partes!

O Vaticano, interessado na paz dos povos e grande perito em diplomacia, tem de manter-se neutro a nível internacional. Só assim poderá possibilitar sucesso em missões de paz. O vaticano tem sido pressionado e criticado por parte dos parceiros da NATO por não ter tomado partido contra a Rússia. Por razões de vocação pacífica e de conhecimento das cumplicidades de um e do outro partido, o Papa não o fez!

O Pontífice confia em negociações e na via diplomática a longo prazo. Neste conflito são necessárias iniciativas de paz a todos os níveis: especialmente a nível político e a nível interconfessional. O Vaticano está na boa posição de incluir as vertentes religiosa e estatal política!

António CD Justo

Pegadas do Tempo: https://antonio-justo.eu/?p=8549

NÃO EM MEU NOME!                                                                                      Frequentemente ouve-se e também se lê na imprensa europeia:“A Ucrânia luta por todos nós”.

Sou contra que um único ucraniano ou ucraniana lute por mim. Essa é uma estratégia de formar consciências apropriando-se do povo para o pôr ao serviço dos interesses e das querelas do poder económico-político em detrimento do mesmo povo.

Sou contra que um único ucraniano ou ucraniana lute por mim. Essa é uma estratégia de formar consciências apropriando-se do povo para o pôr ao serviço dos interesses e das querelas do poder económico-político em detrimento do mesmo povo.

A Ucrânia são jovens que morrem e cuja saúde está arruinada física e psiquicamente, envenenados pelo ódio ou por um dever de obediência alheia; são paisagens, lares e sonhos destruídos; são rios de sangue e gritos sem eco que se prolongam no vazio do horizonte! É o vírus do ódio que também se espalha cada vez mais nas massas populares europeias e embota o nosso olhar para a realidade.

A defesa da democracia deve ser alcançada com outros meios. O tempo de hoje e dos nossos governantes está cheio de contradições. Ninguém se mostra interessado em negociações de paz porque todos querem ganhar de maneira total; daí as vozes que clamam por conversações não serem ouvidas dos dois lados!

A política está a funcionar com uma visão errada do mundo!

Não em meu nome, mas sim em nome da barbárie! Em nome da barbárie, russos, europeus e americanos são o testemunho de que os fins justificam os meios quando usados contra os povos! Não há barbarismo mau nem menos mau; na falta de uma cultura do bem e da paz, barbarismo encontra sempre desculpas para se justificar e espalhar!

António CD Justo

Pegadas do Tempo: https://antonio-justo.eu/?p=8544

  AS CANAS DA FESTA DA GOVERNAÇÃO 

Os portugueses deixam os políticos andar na ramboia festiva quase todo o ano e depois admiram-se dos foguetes dela e do foguetório da imprensa.

No meio de tudo isto o debate público português, faz-me lembrar a criançada da minha terra e de outros tempos que se deitava a correr atrás das canas dos foguetes sem se preocupar com as sementeiras!

O inquérito à TAP além da poeira que levanta não dá para tapar os gastos da boémia política! No fim ficam as canas que servem para fazer alguns tapumes!                                    E viva a Festa!!!

António CD Justo

Pegadas do Tempo: https://antonio-justo.eu/?p=8539