Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


26-02-2008

Conta-me como foi - série de TV em Portugal - Constança Lucas


 

Conta-me como foi - série de TV em Portugal











"Conta-me como foi" retrata a vida e o país desde 1968, tendo como fio condutor a história da família Lopes

"retrata de forma bem humorada o ambiente socio-económico desde finais da década de 60.A acção inicia-se em Março de 1968 e relata a vida de uma família lisboeta, de classe média baixa, oriunda da província, que se debate todos os meses com dificuldades financeiras que, ainda assim, permitem a aventura da compra de uma televisão mas que não deixam senão sonhar com a compra de um pequeno automóvel.

Além do acompanhar das peripécias em que se vê envolvida esta família , a história é também contada pela voz de um narrador que, no presente já adulto, se recorda da infância vivida a partir de 1968, então com 8 anos.
A história é contada pela voz adulta mas pelas recordações e olhos de uma criança. "

Será exibido na RTP1 a série Conta-me Como Foi adaptada para cidadãos com necessidades especiais Os cidadãos Cegos poderão acompanhar o som directo da série na RTP, e aceder simultaneamente à áudio-descrição de todas as cenas sintonizando a Onda Média da Antena 1. Os cidadãos Surdos ou com deficiências auditivas, poderão acompanhar a legendagem da série através da página 887 do teletexto da RTP. Esta iniciativa não requer qualquer equipamento especial e conta com o apoio da FPAS(Federação Portuguesa das Associações de Surdos) e da ACAPO (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal).
LEGENDAGEM EM TELETEXTO Cidadão Surdos ou com deficiências auditivas - As legendas podem ser vistas em qualquer televisor que tenha sistema de teletexto. - Sintonize a televisão na RTP1 e coloque na página 887 do teletexto. SONORIZAÇÃO VIA RÁDIO Cidadãos Cegos - Para acompanhar o filme sintonize o rádio na frequência da Antena1/Onda Média da sua zona de residência. - Para saber a frequência de rádio consulte o site com a lista de Frequências da
Onda Média da Antena 1 ou a página 192 do Teletexto RTP. Para saber mais informações consulte a página 190 do Teletexto da RTP, Página 192, ou o site RTP Acessibilidades."

Aqui em são paulo a série passa na RTPinternacional pela tv a cabo ou por parabólica com acesso livre. Divirto-me imenso com esta série, volto no tempo de uma forma divertida, também nasci em 1960 como o narrador, morava noutro ambiente mas temos muitas coisas em comum, a ingenuidade das brincadeiras, o mundo da lua, as pastilhas pirata, o tulicreme, os cromos, a liberdade de movimentos nas brincadeiras, a falta de liberdade politica passava longe do meu universo infantil...