Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


03-08-2011

Português torna-se língua de trabalho da Organização Mundial de Meteorologia


gte mso 9]> Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 gte mso 9]> gte mso 10]> gte mso 9]> gte mso 9]>

Data: 27 de Maio de 2011  

 A Organização Mundial de Meteorologia já tem seis idiomas oficiais; contratação de intérpretes para português será paga por alguns países lusófonos mais China e Suíça. 

 O português passou a ser uma língua de trabalho da Organização Mundial de Meteorologia, OMM. O anúncio foi feito durante o 16º Congresso da OMM, nesta quarta-feira, em Genebra. 

 O vice-presidente da OMM, Divino Moura, falou à Rádio ONU, de Genebra, sobre o longo processo até a chegada do português aos fóruns da agência. 

 Uma das Línguas Mais Faladas 

"Nós conseguimos juntar contribuições de Angola, China (Macau), Brasil, Portugal e a própria Suíça, contribuindo para um fundo para poder pagar, por exemplo, intérpretes para o português. Quando eu agradeci hoje, eu o fiz em português, para estabelecer que é uma das línguas mais faladas do mundo. E temos que começar a utilizar isso no âmbito das Nações Unidas e agências como essa nossa,"disse. 

 A decisão de fazer do português uma língua de trabalho foi discutida no congresso passado da OMM. Os seis idiomas oficiais da OMM são: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo. 

 O aumento da presença do português em organizações internacionais foi acordado durante uma Cimeira da CPLP, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Lisboa, em 2008. 

 

Fonte desta notícia: Notícias Lusófonas, 31 de Julho de 2011