Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


09-01-2015

FIFA excluiu língua portuguesa da sua página oficial


Encerrado o ciclo do Mundial do Brasil, a FIFA vai canalizar esforços para os conteúdos em russo

O presidente da FIFA envolveu-se numa polémica no ano passado por ter revelado preferência por Messi na atribuição da Bola de Ouro 2013

Por Eduardo Santiago e Miguel Henriques

 

A língua portuguesa foi excluída da página oficial da FIFA desde o início do ano de 2015, ficando assim indisponíveis os conteúdos para mais de 200 milhões de pessoas no mundo que têm o português como língua nativa.

A poucos dias da cerimónia de entrega da Bola de Ouro 2014 em que há um candidato finalista português, a FIFA retirou os conteúdos em língua portuguesa da sua página oficial ficando apenas disponíveis os serviços em inglês, espanhol, francês, alemão e árabe.

Numa mensagem intitulada "Do Brasil à Rússia", o organismo máximo que rege o futebol mundial despede-se dos momentos vividos no Brasil em 2014, deixando a promessa de futuros conteúdos em russo, devido ao próximo campeonato do Mundo em 2018.

O SAPO Desporto tentou contactar com a FIFA para saber as razões que levaram à indisponibilidade dos conteúdos em língua portuguesa, mas até ao momento ainda não obteve resposta. 

http://desporto.sapo.pt/futebol/internacional/artigo/2015/01/08/fifa-excluiu-l-ngua-portuguesa-da-p-gina-oficial