Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


18-12-2001

Sergio Ramos um talento lusófono


Violonista, compositor , arranjador , este talentoso artista brasileiro domina vários estilos musicais como : Bossa Nova, Blues, Samba, Jazz , World Music, New Age , com muita propriedade, imprimindo em todos, a marca personalíssima de seu estilo , inconfundível.

Nascido em 1954, em São Paulo , reside atualmente na cidade Uberaba , MG. Costuma participar nos “Encontros de Nações” promovidos pelo grupo Elos Clube.

Acostumado a uma convivência constante com a música desde cedo, filho e irmão de exímios músicos , iniciou seus estudos por volta dos 11 anos de idade, com o irmão Paulo Ramos. Já aos 12 anos fez sua primeira apresentação pública. Aos 14 anos integrava um conjunto, em companhia do Pai , o acordenonista português Domingos Ramos . Sua mãe era angolana.

Sérgio Ramos é um autodidata. Elegeu os clássicos como sua primeira base de estudos e a partir desse sólido conhecimento busca na música universal de todos os tempos as suas fontes de pesquisa . É também guitarrista e contrabaixista, mas se dedica primordialmente ao violão que considera "o seu instrumento".

O intrumentista


Iniciando sua carreira como instrumentista em Uberaba, ainda muito jovem mudou-se para São Paulo -SP, onde tocou em diversas casas noturnas . Participou de vários conjuntos musicais como guitarrista, violonista e contrabaixista, viajando por todo o Brasil, experiência que muito contribuiu para despertar-lhe um grande interesse sobre o estudo da diversidade e riqueza da musica brasileira. Observador nato, empreendeu várias pesquisas musicais, inclusive em estúdios, buscando conhecer melhor a arte musical brasileira e aperfeiçoar sua técnica e expressividade.

Tanto na guitarra quanto ao violão, criou um estilo muito pessoal, mostrando um domínio ágil dos mais diversos ritmos, uma sonoridade perfeita , e uma interpretação vigorosa e extremamente sensível .

Vem de Minas Gerais, especialmente da região de Belo Horizonte, sua principal fonte de inspiração musical , onde residiu e continuou sua carreira e seus estudos , na década de 1980 . Ali, grandes nomes da MPB, internacionalmente conhecidos, como Milton Nascimento, Dércio Marques (intérprete de algumas das músicas de Sérgio) , Toninho Horta, Tavinho Moura , Beto Guedes , Guinga , Paulinho Pedra Azul , lançaram as bases de uma importante vertente da Música Popular Brasileira , culta, e bem elaborada. Bebendo também dessa fonte , Sérgio Ramos tem hoje o seu trabalho reconhecido por esses artistas , que o têm como um dos expoentes da moderna música brasileira.


O compositor e Arranjador


Artista eclético e versátil, Sérgio Ramos tem uma preocupação especial com a harmonia. Com um domínio perfeito e elegante dos efeitos dissonantes e uma busca incessante de novos timbres, seus arranjos são elaborados com esmero, e se encadeiam numa profusão de acordes, quase sempre invertidos , permeados de contrapontos, que criam ricos matizes sonoros e dão ao conjunto uma completude e beleza surpreendentes.

Profundamente identificado com as raízes culturais brasileiras, o elemento rítmico é um componente marcante em sua música, revelando a influência africana e um lado oriental que desponta em Fiat-Lux, seu segundo CD. Dedicando boa parte de seu tempo à pequisa e ao estudo da música em todas as suas manifestações, Sérgio Ramos não se preocupa em seguir uma tendência pré-estabelecida , transitando com propriedade de um estilo para o outro .Acredita que a música não tem fronteiras e se sente livre para expressar suas concepções e sentimentos numa linguagem musical que ora convida à alegria, ao movimento, à dança, ora à interiorização e ao recolhimento.

Cada peça de sua obra tem o um encanto singular, uma peculiaridade, a marca de seu talento ímpar, reunindo com grande mestria, em torno de seu violão, instrumentos acústicos e eletrônicos diversos, sons da natureza e efeitos especiais.

Em sua fase mais recente, cujo registro se encontra basicamente no CD Fiat Lux, Sérgio Ramos traz uma música progressiva , futurista e quase mística, que incorpora elementos orientais e ocidentais em belíssimas composições que harmonizam e convocam à sintonia do eu consigo mesmo, com o Cosmos e com o Criador. Uma música-luz , bálsamo para a humanidade a caminho da Nova Era.


Discografia

Princesa - 1996 - Peça Clássica - gravada pela Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto - SP.

Criação - 1997 - Uberaba - MG - CD com 12 canções no gênero MPB (Música Popular Brasileira ).

Fiat Lux - 1998 - Uberaba- MG - . CD com 08 faixas instrumentais no gênero World Music .

Semear - 1999 - Rio de Janeiro - RJ . CD com 12 canções com temas holísticos.

Urupê – 2000 - Uberaba – MG - CD instrumental acústico eletrônico com sete faixas , gênero jazzístico-brasileiro ,com temas e improvisações.

Sete Colinas – 2001 – Uberaba –MG- CD com 15 faixas instrumentais ou cantadas, em estilo MPB mineira.


Participações :

Renascer - CD de Regina Bazílio - 1998 - Uberaba -MG ( como compositor )

Cantigas de Abraçar – 1999 - CD de Dércio Marques que conta com a participação de Elomar ,Xangai , Renato Teixeira , Carlinhos Brown, Paulinho Pedra Azul ( como compositor e instrumentista na faixa Esperança Passarin’)

Volume 12 – Planeta NovaEra - compilação no estilo New Age/World Music, com a participação de autores brasileiros e internacionais (Faixa Faz-se a Luz)

Cores de Minas -2000 - CD de Marcelo Taynara ( co-autor da Música Sete Colinas e violonista em cinco faixas)


Grupos Musicais

Os Seresteiros 1969

Rossetti - 1971

Dimenson - 1972

Mugstones - 1973

Alquimia - 1990

Musical Harmonia - 1994

Expressão Musical- 1996


Shows

Terceiro Musical Eletrônico Sound Center 1991 - Uberaba -MG

Criação - 1997 - Uberaba , Montes Claros , Lagoa da Prata - Arcos e Belo Horizonte - MG

Apresentações em diversas casas na cidade e região

Noite da Bossa Nova - 1997 -Uberaba - MG

Isto é Brasil -1997 - Uberaba - MG

Renascer - 1998 - Uberaba - MG

Bem que se quis - 1997 - Uberaba - MG

Minas e sua Música - 1998 - Uberaba - MG

Encontro Musical - Voz , amigos e Violão - 1998 - Uberaba - MG

Estado da Música - 1998 - TV Cultura - Belo Horizonte - MG

Diversas apresentações em emissoras de rádio e TV de Uberaba e região.


Do Ensino da Música à Musicoludoterapia


Paralelamente às suas atividades artísticas, Sérgio Ramos dedica , há cerca de três décadas , especial atenção ao ensino da música e de instrumentos de corda como : violão , guitarra , contra-baixo.

Criou e regeu , na década de 1980 , a Banda de Música " Lira de São Carlos" composta por um grupo de adolescentes, na Cidade mineira de Lagoa da Prata.

É docente da Escola de Música Soud Center ,de Uberaba , desde 1991.

É pesquisador , co-autor e orientador musical do Projeto Domingos Ramos, de Musicoludoterapia , iniciado em Uberaba -MG em 1996 visando ao desenvolvimento integral , ao equilíbrio e à harmonização através da música, e atende atualmente a 250 (duzentas e cinquenta ) crianças e pré-adolescentes na faixa etária de 03 a 12 anos .


Sobre a arte de Sérgio Ramos


Criação


Criação revela a versatilidade desse artista que reúne : jazz, blues, reggae, samba, bossa, frevo, baião, sempre com a marca personalíssima que define o seu estilo : a modernidade, presente nos temas, na concepção rítmica , na riqueza da harmonia. São doze faixas, duas instrumentais e dez cantadas. Para a interpretação, Sérgio convida também músicos e cantores uberabenses de grande talento, dentre eles o extraordinário Dércio Marques.



Fiat Lux


Música instrumental harmonizante com belíssimos arranjos com violões, violinos, teclados, sons de natureza . Sem a preocupação de seguir um estilo preestabelecido, Fiat Lux traz uma música progressiva, mística e futurista que convida à interiorização, à sintonia do eu consigo mesmo, com o Criador e com o Cosmos. Com oito faixas , este belíssimo CD traz um pouco a expressão da universalidade musical , ora lembrando a leveza dos sons orientais, ora incorporando um vigor rítmico que reúne elementos brasileiros, africanos ,latinos




Urupê


Instrumental acústico eletrônico riquíssimo em arranjos , percussão, teclados, guitarras , efeitos e o inconfundível violão de Sérgio Ramos. São sete faixas. A alegria é o tom deste trabalho que traz a marca forte da brasilidade do autor com sua música, sempre atual e vibrante, sem rótulos nem fronteiras. Incorporando as raízes do Samba, o Jazz , o Baião, o Pop , o Funk , este trabalho traz, como nunca , a “marca registrada” do autor, cuja profundidade musical é inconteste .



Sete Colinas


Este CD lançado em 2001, reúne 15 composições de Sérgio Ramos e Marcelo Taynara em MPB regional. Os temas retratam aspectos culturais do Triângulo Mineiro. Os ritmos de alguma faixas resgatam raízes afro-brasileiras. Modernas melodias e uma harmonia quase sempre muito sofisticada conferem ao trabalho um toque especial, que o equipara à mais autêntica MPB mineira da atualidade. A caminhada musical de Sérgio Ramos e Marcelo Taynara vem despertando a atenção não só do público mas também da crítica musical , que os tem considerado verdadeiros expoentes da MPB de boa qualidade. Ultrapassando as fronteiras de Uberaba e região , esses dois músicos são hoje amplamente conhecidos e reconhecidos pelo seu talento e o seu compromisso com as nossas raízes culturais. Seus CDs correm hoje o Brasil, o Canadá , Espanha , França e América Latina.




Sérgio Ramos


Violonista, compositor , arranjador , e coprodutor de seus trabalhos , todos independentes , este talentoso artista brasileiro domina vários estilos musicais como : Bossa Nova, Blues, Samba, Jazz , World Music, New Age , com muita propriedade, imprimindo em todos, a marca personalíssima de seu estilo , inconfundível.

Sérgio Ramos é um autodidata. Elegeu os clássicos como sua primeira base de estudos e a partir desse sólido conhecimento busca na música universal de todos os tempos as suas fontes de pesquisa . É também guitarrista e contrabaixista, mas se dedica primordialmente ao violão que considera "o seu instrumento".

Artista eclético e versátil, Sérgio Ramos tem uma preocupação especial com a harmonia. Com um domínio perfeito e elegante dos efeitos dissonantes e uma busca incessante de novos timbres, seus arranjos são elaborados com esmero, e se encadeiam numa profusão de acordes, quase sempre invertidos , permeados de contrapontos, que criam ricos matizes sonoros e dão ao conjunto uma completude e beleza surpreendentes.

Nascido em 1954, em São Paulo , reside atualmente na cidade Uberaba , MG , onde se dedica também ao ensino de violão , guitarra e harmonia e a um projeto de Musicoludoterapia com crianças de 03 a 12 anos de idade.


Contato Tel .: (34.3333 6390 )