Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


05-08-2015

Chamada convoca voluntários para trabalhos com refugiados - Pesquisa e tradução


Colaboradores receberão certificado de reconhecimento emitido conjuntamente pelo Ministério da Justiça e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados

 

No certificado constará a carga horária 

dedicada ao programa

O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) anuncia abertura de chamamento público para banco de currículos de colaboradores voluntários para as atividades de pesquisa e de tradução. Os selecionados atuarão de forma voluntária, na qualidade de colaboradores, sem qualquer tipo de remuneração ou vínculo empregatício com a Administração Pública Federal, e não exercerão competências de servidores estatutários da Administração Pública.

 

Os colaboradores na área de pesquisa irão auxiliar nas investigações e diagnósticos dos aspectos geopolíticos contemporâneos de países de origem de solicitantes de refúgio; consolidar a base de Gestão de Conhecimento, tratando dados e produzindo estatísticas; e colaborar com a organização e gestão da informação produzida.

 

Já os colaboradores na área de tradução irão auxiliar o Conare na elucidação linguística de documentos e ajudar para a perfeita comunicação do entrevistador com o solicitante de refúgio ou refugiado.

 

Os colaboradores de pesquisa exercerão as atividades preferencialmente nos escritórios do Conare em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, podendo exercer suas atividades em outros locais. Os de tradução serão convidados a auxiliar os solicitantes de refúgio e refugiados em um endereço previamente acordado onde será realizada a entrevista, videoconferência ou atendimento.

 

Pré-requisitos

 

Os candidatos para vagas de pesquisa deverão ter conhecimento avançado em inglês, francês ou espanhol, cursar preferencialmente Direito, Relações Internacionais, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Serviço Social e áreas correlatas.

 

Para tradução, o conhecimento exigido é de qualquer língua ou dialeto estrangeiro, atestado por certificado de proficiência ou por ser nativo de país onde a língua ou dialeto é falada.

 

Certificado de reconhecimento

 

Aqueles que auxiliarem o Conare receberão certificado de reconhecimento emitido conjuntamente pelo Ministério da Justiça e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, em que constará a carga horária dedicada ao programa.

 

Inscrições

 

Os interessados devem se inscrever pelo formulário disponibilizado no endereço.

 

Fonte: Ministério da Justiça

 

http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/08/chamada-convoca-voluntarios-para-trabalhos-com-refugiados