Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


04-08-2014

Ligação Rodrigo Moura, da UERJ, defende uma aproximação entre os estudos literár


LigaçãoRodrigo Moura, da UERJ, defende uma aproximação entre os estudos literários galegos e a lusofoniaRodrigo Barreto da Silva Moura - Mestrado (Conceito 5/CAPES) em Literatura Portuguesa e Galega Contemporânea pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem diversos trabalhos publicados em periódicos brasileiros e apresentações em Congressos Internacionais em que defende uma aproximação entre os estudos literários galegos e a lusofonia. Participa da organização das Jornadas das Letras Galegas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
E leiam no Diário Liberdade , Galiza, Pelos tortuosos caminhos dos Séculos Obscuros na GalizaOnde o professor Rodrigo Moura, do Rio de Janeiro, começa por afirmar que  "Com a decadência do trovadorismo, grande parte dos poetas utilizaram o castelhano em detrimento da língua galega nas suas obras. Pode-se citar a figura magistral de Arcediago de Toro que canta com um tom noltálgico e saudosista."
E finda o artigo,recordando o autor que já no século XVIII, "encontramos apenas algumas obras poéticas esporádicas pertencentes aos irmãos Anselmo e Plácido Feixoo Montenegro, além disso encontramos publicações de Diego António Cernadas e Castro, Franscisca de Isla e Xosé Andrés, este último autor do soneto "A Filida" que, é sem dúvida, a peça literária em galego com maior destaque neste século. Nesse contexto, Padre Feixoo e Frei Martín Sarmiento iniciam uma verdadeira defesa da língua e da cultura de Galiza, antecipando a reveindicação poética de Rosalía de Castro e de muitos intelectuais galegos da segunda metade do século XIX, portanto nota-se, nesse momento, um verdadeiro retorno às raízes e uma visão de nação que encontram-se presentes até os dias atuais."Na Galiza o retorno às raízes galegas confirma-se.A comunidade dialogos_lusofonos está com a Galiza lusófona ou lusófila.

Leia mais http://www.diarioliberdade.org/artigos-em-destaque/407-cultura-m%C3%BAsica/50324-pelos-tortuosos-caminhos-dos-s%C3%A9culos-escuros-em-galiza.html