Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


20-12-2001

A Salvação da Humanidade: O Diálogo por Kelly Rosana Silva


Por Kelly Rosana Silva, universitária, Uberaba MG


" Se queremos paz temos que guerrear", se não me engano forma palavras ditas pelo presidente dos EUA.
Fazendo uma analogia podemos observar que, o mundo nunca esteve tão carente de diálogo como agora, diálogo este tão simples, e que faz grande diferença na solução de problemas, entre outros.
O que ocorre com as pessoas, com os líderes e com a humanidade como um todo, que não conseguem executar este exercício tão simples que é o diálogo?
Reflexo disto se fez presente no dia 11 de setembro, onde vitimou milhares de inocentes.
Ao meu ver se o diálogo estivesse como ponto primordial para as soluções de problemas, a 3º Guerra Mundial não perduraria, e nem se estenderia até os dias de hoje. E os próprios ditos do presidente Bush seria diferente. Imagino que ele diria o seguinte: - Oh!! meus caros compatriotas!!, sinto-me profundamente abalado com esta tragédia, que abalou nosso país, vitimando vários inocentes. e Muitíssimo preocupado, para compreender o que levou a este ataque as torres gêmeas e ao Pentágono, isto nos mostra que algo está errado. Reuniremos a cúpula eos insatisfeitos para que possam expor qual o motivo da insatisfação e chegarmos a um denominador comum, sem mortos e nem feridos".
Então é de suma importância que, estejamos sempre de coração aberto para dialogarmos, expondo e ouvindo as nossas aflições, como as do outro, respeitando as diferenças e não agarrando em diferenças negativas como a xenofobia, a discriminação, a exclusão social etc.
Até mesmo porque, este atentado às torres gêmeas, foi uma forma de reivindicar e gritar aos quatro ventos a insatisfação com o capitalismo e a burguesia. Se nas entre linhas soubessem compreender este grito de ajuda, a realidade hoje estaria em outro patamar.
Enfim, cabe a nós contribuir para uma sociedade melhor através da expansão do diálogo, respeitando as diferenças e estando de coração aberto para sabermos ouvir, o que as pessoas tem a nos dizer, pois mudança de uma única pessoa refletirá em toda a sociedade e até mesmo em todo o mundo.
Nós que fazemos parte de um ideal comum, que é um intercâmbio de informações com toda a parte do globo, estamos dando a nossa contribuição para que outras pessoas, através de nossa postura e atitude, venham se espelhar em nós e abraçar também essa nobre causa que é a expansão do diálogo.