Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


27-05-2016

O projeto brasileiro Geekie, aprendizagem para todos, entre os finalistas dos Prêmios WISE 2016


O projeto brasileiro Geekie, aprendizagem para todos, da empresa Geeky, foi selecionado como um dos quinze finalistas dos Prêmios WISE 2016. Lançados pela Fundação do Qatar em 2009, sob a liderança de sua presidenta, Sua Alteza Sheikha Moza bint Nasser, os Prêmios WISE identificam e promovem as abordagens mais inovadoras e eficazes para dar resposta aos desafios da educação global, e estão criando uma rede de agentes de mudança que inspiram outros em qualquer parte do mundo.

“Nos enche de orgulho ser finalistas em um prêmio de educação que atrai a atenção mundial. Ajuda a estabelecer a inovação como um elemento chave para a democratização da educação. E mostra também que é possível atingir novas metas inclusivamente fora dos centros de alta tecnologia. A transformação da educação está ao nosso alcance como sociedade, e este prêmio reúne e inspira aqueles que estiveram trabalhando para a mudança”, assinalou Cláudio Sassaki, cofundador e CEO da Geeky.

Acreditando que dois estudantes não aprendem do mesmo jeito, a empresa de São Paulo, Geeky, lançou o projeto Geekie, aprendizagem para todos, que oferece soluções educativas personalizadas utilizando a tecnologia. Concretamente desenvolveu uma plataforma tecnológica que integra três soluções. Uma primeira, a Geekie Lab, que identifica as necessidades educativas de cada aluno e cria um plano de estudo personalizado de acordo a seu ritmo de aprendizagem, e a suas debilidades e fortalezas em determinadas matérias; uma segunda, a Geekie Test, que se utiliza para conhecer o rendimento dos alunos em diferentes âmbitos: escola primária, educação superior, concursos e provas de idiomas, entre outros; e por último a Geekie Games, que lhes ajuda a preparar para o vestibular.

Os estudantes que utilizam estas soluções melhoraram 30 por cento seus resultados em um período de dois meses. Mais de 20.000 escolas do Brasil utilizam estas soluções e graças a elas mais de cinco milhões de estudantes melhoraram seu rendimento.

Selecionados por um Comitê de especialistas internacionais em educação, os quinze finalistas dos Prêmios WISE 2016 oferecem soluções criativas para o acesso, a qualidade da educação, o ensino de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM em inglês) e competências empresariais. Estes projetos abordam uma grande variedade de temas, que constituem desafios comuns da comunidade global.

Os membros do Comitê são Kamel Braham, líder do Programa de Desenvolvimento Humano do Banco Mundial para o Magreb; o Dr. Rajika Bhandari, diretor do Centro para o IIE Mobilidade Acadêmica de Investigação, E.U.A.; o Dr. Joyce Akumaa Dongotey-Padi, diretor executivo da Fundação Mama Zimbi (Gana), que ganhou os Prêmios WISE 2009; Adel Boseli, chefe do Departamento de incubadora de empresas do Qatar Centro; a Dra. Rana Dajani, fundadora e diretora do We love reading, professora associada da Universidade Hachemita da Jordânia e ganhadora dos Prêmios WISE em 2014; Sara de Freitas, vice-reitora de Aprendizagem e Ensino, Universidade de Murdoch, Reino Unido; Jiang Xueqin, diretor adjunto da Escola Internacional de Tsinghua, China; Sheetal Mehta, administradora e diretora executiva do K. C. Mahindra Education Trust (KCMET); Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, Brasil; Gabriel Sánchez Zinny, diretor do Instituto Nacional de Educação Tecnológica, Argentina; e Florence Tobo Lobé, fundadora e presidenta da Fundação Rubisadt nos Camarões.

A Dra. Tobo Lobé falou de sua experiência dentro do Comitê: “Me sinto honrada por ter tido a oportunidade de avaliar vários projetos que fomentam a paz, o bem-estar e o crescimento das comunidades em todo o mundo. Os Prêmios WISE são uma maneira excelente de elaborar estratégias que cheguem a mais beneficiários e melhorem as condições de vida no mundo”.

Os projetos finalistas dos Prêmios WISE 2016 foram selecionados considerando vários critérios que avaliam a inovação e o impacto positivo nas comunidades onde se realizam, bem como o potencial de ser reproduzido em outros contextos e regiões devido a sua força inspiradora. No próximo mês de setembro o Júri elegerá os seis vencedores desta edição que, além de receber 20.000 dólares USA, permitirá a cada um desses projetos uma difusão mundial e a possibilidade de partilhar sua experiência com outras organizações que tenham áreas de interesse comum.

Sobre os Prêmios WISE

Anualmente, os Prêmios WISE reconhecem e promovem seis projetos inovadores que oferecem soluções aos grandes desafios mundiais da educação. Desde 2009, os WISE receberam mais de 2.800 solicitações de mais de 151 países. Quarenta e dois projetos de todo o mundo, de diferentes temas, foram reconhecidos por seu caráter inovador, sua escalabilidade e pelo impacto positivo que tiveram na sociedade. Os seis projetos ganhadores serão conhecidos em setembro de 2016.

Sobre a Cimeira Mundial da Inovação para a Educação (WISE)

A Fundação Qatar, sob a liderança de sua presidenta, Sua Alteza a Sheika Moza bint Nasser, estabeleceu a Cimeira Mundial para a Inovação na Educação (WISE em inglês) em 2009.

A WISE é uma plataforma internacional e multissetorial para o pensamento criativo, o debate e a ação conjunta que se consolidou como referência mundial em novas abordagens educativas. A Fundação Qatar, como prova de sua aposta pela economia do conhecimento, quer através da WISE construir o futuro da educação apostando na capacitação e colaboração.

http://valoragregado.com/tag/premios-wise-2016/