Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


03-08-2011

Fogo Fátuo, o fogo das almas penadas


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 Eduarda Fagundes*

  Fonte : Wikipédia

 

      Naqueles tempos, no inicio do século passado, viver no interior do país, junto às matas, onde as novidades do mundo civilizado custavam a chegar, era ter com a natureza selvagem uma relação de medo e respeito.

Com a procura e valorização do café e da carne no mercado nacional e estrangeiro, os geralistas avançaram para o oeste, derrubaram florestas, abriram espaços e formaram fazendas. Para escoar a produção da região do Triangulo e permitir a movimentação de cargas e pessoas, alargaram caminhos, construíram pontes e estradas, trouxeram trilhos e trens ingleses ( Estrada de Ferro Mogiana). Surgiram as pequenas cidades interioranas onde se abancaram os coronéis-fazendeiros (a maioria descendentes de portugueses), e os imigrantes,  italianos, japoneses, sírio-libaneses e alguns franceses,  com casas, comercio e ofícios.  Na praça principal ficava a Igreja Matriz, a Câmara e o Teatro-Cinema. Nos domingos e dias de festa a banda tocava no coreto, depois da missa, enquanto as pessoas sentadas nos bancos do jardim, apreciavam o movimento de vai e vem e faziam "meio-dedo" de prosa.  

 

A música era aprendida e valorizada como um elemento social de agregação e destaque. Violas, violões, violinos, clarinetas, bandolins e o muito apreciado acordeom eram os instrumentos da juventude boemia que à noite, depois de alguma reunião ou festa, saía altas horas pelas ruas, cantando e tocando, acordando a malta, ou oferecendo serenatas,  debaixo das janelas de casas de amigos ou de donzelas.

 

Conta-se que numa dessas noites quentes e abafadas de verão tropical, depois de assistirem a um filme (mudo) que estava em cartaz, um jovem grupo de músicos resolveu sair em cantoria pelas ruas da cidade. Depois de muito andar, perceberam que estavam em frente ao cemitério. A luz clara da lua deixava ver acima do portal e abaixo do crucifixo o aviso:  HODIE MIHI, CRAS TIBI ( Hoje eu, amanhã você). Um silêncio se fez, como sinal de medo ou de respeito pelas almas do Campo-Santo.  Por coincidência, ouviu-se, distante,  as 12 badaladas, compassadas,  do relógio da Matriz. Galhofeiro, um dos rapazes deu a idéia: tocar alguma musica  suave e dolente, antiga de preferência,  para  homenagear os moradores daquele lugar...  Os amigos, inquietos, tentando demonstrar firmeza, apostos, começaram a tocar. Não durou muito tempo. No meio da música, um dos rapazes  pára, com o arco do violino em riste, olhos esbugalhados, aponta para o alto.  Um vulto brilhante, azul-fosforescente, ondulante, crescia por detrás do muro e parecia se deslocar em direção a eles.  Horrorizados, cabelos e pêlos eriçados, pernas bamboleantes, largaram tudo e desabalaram pelo caminho em louca carreira.   

No dia seguinte a cidade inteira comentava, curiosa,  a história do fogo da alma penada que assombrara os rapazes, enquanto na frente do cemitério jaziam no chão, largados, os instrumentos, esperando pela volta dos donos.

 

* Maria Eduarda Fagundes

Uberaba, 24 de julho de 2011

 

Dados: História baseada num relato de Donato R. Borges (Memórias de Conquista)