Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


16-07-2016

Alunos portugueses vencem concurso internacional de ciência


Carlota Fernandes, Diogo Repas e Nelson Rebelo são alunos do 11º ano da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras.  POR JOÃO OLIVEIRA 

A onda vitoriosa portuguesa parece não ter fim. Depois dos medalhados nos Europeus de Atletismo, depois de a Seleção Nacional sagrar-se campeã europeia, três alunos do Liceu de Oeiras conquistaram o primeiro lugar num concurso internacional de ciência.

Carlota Fernandes, Diogo Repas e Nelson Rebelo são alunos do 11º ano da Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras, foram os primeiros no pódio do concurso ODYSSEUS II, que decorreu em Bruxelas (Bélgica).

Os três vencedores construíram um Robot a pensar na exploração de Marte e concorreram com ele, o que lhes valeu um honroso primeiro lugar, de entre 211 trabalhos apresentados, de 23 países.

Como prémio, o trio juvenil vai ter uma viagem inteiramente paga à Guiana Francesa, onde irão visitar Centro Espacial da ESA (Agência Espacial Europeia), juntamente com o diploma de 'Embaixador Espacial da Juventude Europeia', que lhes vai permitir estar presentes em atividades ligadas ao espaço, no estrangeiro, como embaixadores da juventude.

Alunos portugueses vencem concurso internacional de ciência