Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


01-09-2002

Curso " 250 anos Depois - Ao Encontro das Raízes Açorianas " Margarida Silva e C


A Direcção Regional das Comunidades, do Governo Regional dos Açores, Portugal, promove e realiza, nas ilhas Terceira, Pico e Faial, de 19 a 27 de Setembro de 2002, o Curso “250 Anos Depois - Ao Encontro das Raízes Açorianas" que se propõe comemorar os 250 anos da vinda dos casais açorianos para Rio Grande do Sul.

 

O Curso tem como objectivos: o contacto directo dos seus participantes com a Região Autónoma dos Açores, por forma a dar-lhes a conhecer a sua realidade geo- sócio- cultural e política actual e ainda a sensibilizá-los para os respectivos valores patrimoniais.

 

Servirão de base à concretização dos objectivos propostos as seguintes áreas de trabalho:

Perspectiva Histórica dos Açores, Linguagem e Cultura Popular Açorianas, Geografia Física e Humana dos Açores, Baleação/Emigração, Instituições Autónomas Regionais, Património Natural e Defesa do Ambiente, A Economia e A Sociedade Açorianas na Época Contemporânea, Etnologia, Sismologia e Vulcanologia, Genealogia, Turismo.

 

O curso destina-se, preferencialmente, a professores, pesquisadores e/ou a animadores culturais na área de História e Cultura, especialmente relacionada com o período da presença açoriana no Brasil , que se encontrem em efectividade de funções, há pelo menos três anos consecutivos, em estabelecimentos de ensino, instituições e/ou associações com estatutos próprios. De Uberaba ,cidade do antigo Sertão da Farinha Podre , fui convidada eu. No ano de 2001 o  convidado foi o jornalista e xadrezista Francisco José Santos Neto. Pretendemos a partir deste contacto com a matriz da cultura açoriana, estabelecer elos mais fortes entre o Brasil e aquele arquipélago.

 

 

Maria Margarida Dias da Silva e Castro

Membro do Elos Clube de Uberaba ,

Engenheira agrônoma, articulista, animadora cultural e gestora de informação