Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


02-10-2012

Sobre o discurso do reitor da Universidade de Coimbra Eduarda Fagundes


Eduarda Fagundes

Ouvir  o jovem Reitor da Universidade*, na cerimónia de Abertura Solene das Aulas do ano letivo 2012 a 2013, é alentador. Muito claro e direto nas suas posições e preposições, mostra através do equilíbrio das finanças da Instituição (Universidade de Coimbra) que dirige, que , mesmo na crise,  é possível administrar com equilíbrio as despesas e manter as atividades curriculares funcionando. Concordo  com Ele quando se preocupa com a evasão da juventude qualificada do país para a emigração. Portugal precisa reter  competências para sair do buraco onde entrou ou lhe puseram . E a saída eles ( as cabeças pensantes) sabem que é no domínio da tecnologia e na política bem resolvida , sem desprezar a experiência dos antigos, que deve estar a saída.   Os jovens portugueses têm procurado o Brasil (espontaneamente ou convidados) para trabalhar e tentar novas oportunidades de vida. E o jovens daqui ( e da África),  através de convênios e intercâmbios, têm procurado Portugal para se qualificar,  mas com vistas a regressar ao país de origem. Isso tem um lado positivo, a disseminação do conhecimento, a formação de um Status de qualificação que Portugal demonstra e dá. Mas na medida que essa juventude se vai,  o país envelhece e perde a capacidade de crescimento. É aqui que mora o perigo.

 

A filha de um casal amigo nosso está em Coimbra há quase um ano fazendo Mestrado em Farmacologia ( se não me engano). Ela é acadêmica pela Faculdade Federal de Ouro Preto ( MG). Jovem. bonita e  muito inteligente (descendente de italianos e luso-brasileiros) se identificou com a maneira de estudar e viver em Coimbra. Recentemente veio a Uberaba para passar as férias com os pais, que já estão preocupados com a ideia que Ela tem de ficar em Portugal, mesmo com toda a crise pela qual o país passa.  Sara é uma demonstração que não é só a parte material que influencia a escolha da juventude,  é também a vontade de crescer num lugar onde se sinta bem, e entrosada com ambiente. 

 

 

* Discurso-do-reitor da Universidade de Coimbra   http://ucv.uc.pt/ucv/media/abertura-solene-das-aulas-20122013-discurso-do-rei