Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


26-12-2014

Glossário portuga para brasucas II de Hugo Gonçalves


 Glossário portuga para brasucas II

CRÓNICA DO RIO, DE HUGO GONÇALVES *
 

Montou-se ali um 31 - Instalou-se uma confusão, um sururu, uma altercação.

Fazer 30 por uma linha - Revela um comportamento exagerado e muitas vezes fora da lei ou da moral vigente. Exemplo: ele fumou todas, bebeu todas e roubou um cavalo da polícia. Fez trinta por uma linha.

 

Às duas por três - Marca uma mudança na narrativa, uma reviravolta ou um avanço. Exemplo: "Eu estava quieto, não disse nada, mas às duas por três ela saltou-me à boca".

 

'Tás aqui, 'tás ali - Expressão de desagrado e ameaça que indica a possibilidade de o interlocutor - por ser estúpido, desagradável ou inoportuno - se movimentar do seu estado atual para um estado menos agradável, que pode incluir violência física. Exemplo:

- Ó Pires, como é que está a tua mulher e os meus filhos?

- 'Tás aqui, 'tás ali.

 

* Hugo Gonçalves nasceu em 1976. Fez parte da equipa que lançou a revista Focus e recebeu o Prémio Revelação do Clube Português de Imprensa. Em 2001 saiu de Portugal. Colaborou, entre outras publicações, com a EgoístaElle, e Visão. Escreveu sobre Lisboa para o Jornal de Notícias e sobre Nova Iorque para o Diário EconómicoO Maior Espectáculo do Mundo foi o seu primeiro romance.

 

Ler mais: http://visao.sapo.pt/glossario-portuga-para-brasucas-ii--uma-historia-quase-tragica=f782916#ixzz3N3YXAQpV