Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


07-11-2002

Salve a Cidade Futura Rosenice Batista de Santana


de Camaçari Bahia , uma cidade fundada pelos jesuítas .

 

A respeito da musica  “ Salve a Cidade Futura “  a compositora  e cantora Rosenice Batista de Santana nos disse : "Quando eu, em parceria com Alealdo, compusemos a musica ‘Salve a Cidade Futura’  para concorrermos para o hino da cidade de Camaçari , achei um desperdício arquivar este trabalho, mesmo não tento sido incluída entre as dez melhores” . Por outro lado, a compositora confidencia que sempre se preocupa em colocar mensagem na musica que canta para ajudar a melhorar a sociedade e a si própria.

 

Então Rosenice resolveu divulgar este trabalho feito com muita pesquisa para que através da sua mensagem se possa contribuir , de alguma forma, com a sociedade. ‘Salve a cidade futura " o titulo dessa musica, dedicada a Camaçari , povoado vindo de uma formação religiosa, fundado pelos jesuítas.

 

Camaçari, uma cidade da Bahia , foi fundada em 1758  e tem uma população de 149.146  habitantes, e a área total  de 762,7 km ² .  Os primeiros habitantes da região eram os Tupi Nambás.

 

O primeiro povoado tinha o nome de aldeia do Divino Espírito Santo . A tradição do Divino Espírito Santo foi apropriada pela cultura dos Tupi Nambás e enriquecida. Na letra da musica Rosenice fala-nos da arvore que chora, agora em extinção, que em Tupi Guarani tem o nome de Camassari .

 

“ Na minha canção eu cito a descoberta da fonte vital no arraial . Foi assim que começou a surgir o povoado de camaçariense quase esquecido por detrás das tábuas azuis e que sofreu todo tipo de preconceito”. Diz Rosenice

 

A modernidade não abalou a dona de uma rica arquitetura, seguindo o seu amplo destino, o progresso, que todos procuram, forte e poderosa .

 

“ E o grande potencial de seu nome no mundo, deixa rastro de admiração hoje cidade industrial trem puxado por reis e rainhas da nova colonial, avante filhos de Abrantes*,  salve a cidade esperança, saúdo a cidade natal , somos gratos ao criador por termos dado este enigma , belos elos horizontes, curvas exóticas, verdes calmas, azuis ,olhos negros nos ares, tristes verdades, insinuam a tua beleza, curiosidade fatal ! " , conclui a compositora.

 

·        Abrantes é a antiga sede de Camaçari.

 

Elos Clube de Uberaba , 07.11.2002