Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


10-03-2014

Ciclo dedicado ao produtor português Paulo Branco termina esta semana


Jorge Horta10/03/2014 07:15

Última chamada para o público paulista. Ao longo das últimas semanas o Centro Cultural Banco do Brasil apresentou uma retrospectiva do cinema produzido por Paulo Branco. O ciclo exibirá em São Paulo os últimos filmes até ao próximo domingo.



São Paulo
 - Ao longo das últimas semanas o Centro Cultural Banco do Brasil apresentou no Rio de Janeiro, em Brasília e em São Paulo um ciclo de cinema homenageando o produtor português Paulo Branco. A iniciativa, que contou com palestras de Paulo Branco, termina esta semana, com as últimas exibições a poderem ser vistas em São Paulo até ao próximo domingo, 16 de março.A retrospectiva que o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta conta com cerca de 20 longas-metragens produzidas por Paulo Branco e assinadas por cineastas como Raul Ruiz, Wim Wenders, Olivier Assayas, João César Monteiro e Manoel de Oliveira, entre outros.Ao longo do seu percurso, Paulo Branco já produziu mais de 250 filmes de alguns dos mais consagrados cineastas, afirmando-se como um dos mais importantes produtores de cinema independente em todo o mundo. Dois dos seus filmes mais recentes estiveram em competição nos principais festivais internacionais: Cosmopolis, de David Cronenberg, em Cannes, e Linhas de Wellington, de Valeria Sarmiento, em Veneza.Esta semana o público de São Paulo terá a oportunidade de assistir, com ingressos a R$ 4, a filmes como "A Divina Comédia", do também português Manoel de Oliveira (quarta-feira, 12, às 19h) e "Mistérios de Lisboa", de Raul Ruiz (sexta-feira, 14, às 17h30).

A programação completa poderá ser consultada na página do Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo »» http://culturabancodobrasil.com.br/portal/eventos/cinema/producao-criativa-o-cinema-de-paulo-branco.

Paulo Branco, nascido em Lisboa em 1950, tornou-se produtor de cinema em 1979, trabalhando entre Paris e Lisboa. Desde 2007 dirige a Leopardo Filmes, empresa que produz o Lisbon & Estoril Film Festival, um festival que integra cinema, literatura, música e artes plásticas e que nos últimos anos tem levado a Portugal alguns dos maiores nomes do cinema mundial.
http://www.portugaldigital.com.br/cultura/ver/20084125-ciclo-dedicado-ao-produtor-portugues-paulo-branco-termina-esta-semana?utm_source=emailmanager&utm_medium=email&utm_campaign=2575