Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


13-01-2000

Centro de Competências Por Margarida Castro


Saudades terras do Enclave
Que foram berço dum angolano
Que em vida se chamou Sambo
E que tocava suas musicadas
Tocava suas musicadas
Também curava os doentes...
José Luandino Vieira ,angolano, no Livro "Nós, os do Mukulusu"

Idéias - Para Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES do Brasil, muitos projetos apresentados àquela instituição bancária, não tem sustentação financeira alguma. E a entidade afirma que há excesso de caixa e escassez de idéias nas propostas empresariais nacionais.
No ano de 1998 , 2 bilhões de reais não foram emprestados por falta de projetos e só apenas 3 % do total foi destinado a multinacionais. As iniciativas diferenciadas precisam ser estimuladas pelas entidades associativas comunitárias.
Com efeito, em alguns municípios do Brasil foram instalados "Parques de Pesquisa e Tecnologia" , que derivam da aplicação de um conceito moderno e desafiador que constrói infra estruturas avançadas e implanta atividades com valor acrescentado, isto é com empresas de base tecnológica e com a incubação de idéias inovadoras. Estas as linhas básicas do Projeto da Tecnópolis, no Município de Uberaba. Mas outras atuações podem ser sugeridas! Temos em mente a necessidade da criação de um "Centro de Competências" na região do Vale do Rio Grande , a localizar na Tecnópolis.
A proposta seria colocar as empresas do "Parque", e do Centro Integrado das Industrias do Vale do Rio Grande, a trabalharem em áreas tecnológicas relevantes e complementares, as quais já garantem por si só uma massa crítica de conhecimento. Estas empresas podem alavancar uma oferta integrada para o mercado nacional e internacional . Uma proposta que combina com a implantação, em Minas Gerais, da defesa do desenvolvimento econômico apoiado nos "cluster" da carne, do leite e outras atividades com que têm identidade. A defesa dos "cluster" , em Portugal, foi proposta há dez anos pelo americano Porter com vista a dar um novo enfoque à economia lusitana.
Mas como funciona a sinergia da competência? No Parque do Taguspark ,de Oeiras, em Portugal, funciona a partir de uma base de dados gerenciada pelo " Parque" , de uma Rede de Internet , e em particular de um correio eletrónico dinâmico. Aquele "Parque" conta com 100 empresas de base tecnológica em que 80 % se concentram nas Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Eletrônica, 7 % na Biotecnologia e Química Fina, 3 % na Energia e 3% no Ambiente . Para além das empresas de base tecnológica, o Taguspark acolhe além de Universidades , Instituições de Investigação e Desenvolvimento.
Outros 500- Em tempo das comemorações que unem Brasil e Portugal em vários projetos, os próximos 500 anos podem ser melhores para os dois povos! A integração entre o Mercosul e a União Européia ,via portas do Brasil e Portugal, será o primeiro passo. O lançamento recente da campanha «Mude o Brasil em 1 Minuto» pelo Conselho da Comunidade Solidária, é mais um desafio que estimula a população a realizar um gesto solidário, fazendo uma doação simbólica por meio de uma página hospedada no UOL.
O projeto pretende garantir o financiamento de cursos de capacitação profissional para jovens de baixa renda do país. A educação e a solidariedade é o caminho do futuro dos países de língua portuguesa. Veja mais notícias no espaço das comunidades falantes de português www.jornaldigital.com/ e acompanhe o debate sobre uma educação orientada por valores e por uma visão do mundo voltada para a cidadania, para a justiça social, para o reconhecimento da diversidade cultural e para a participação de todos nas decisões públicas e coletivas www.moderna2000.com.br/artigos/ Maria Margarida Castro é presidente do Elos Clube de Uberaba ,membro da Comissão Municipal de Uberaba dos 500 anos.