Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


06-01-2014

O Cinema de Buñuel, Kurosawa e Visconti


Na coleção “Ensaios de Crítica Cinematográfica”, editada em Uberaba desde 1999, vem de ser lançado o décimo-quarto título, consistente em O Cinema de Buñuel, Kurosawa e Visconti, de Guido Bilharinho.

Composto de 57 (cinquenta e sete) artigos, o livro abrange a análise dos filmes das três fases da obra de Buñuel, a surrealista, com que inicia sua carreira cinematográfica, a desenvolvida no México, onde se exilou, com filmes ora comerciais ora significativos, e, finalmente, sua exuberante fase francesa.
Com exceção de alguns dos primeiros filmes, não encontráveis no Brasil, é analisada, filme a filme, toda extensa filmografia de Kurosawa desde seu terceiro filme, de 1945, até o último, de 1993.

Já de Visconti, os 14 (catorze) longas-metragens que realizou são objetos de estudos e comentários, nos quais, como é praxe nos livros da coleção, a abordagem dos filmes, analítica e judicativa, orienta-se pelos pressupostos de autenticidade do tratamento temático e utilização elaborada ou inventiva da linguagem cinematográfica.
Complementam a obra, de 290 (duzentas e noventa) páginas, quase duas dezenas de ilustrações, relação dos melhores filmes de cada cineasta e circunstanciado sumário.

* Pelo valor de R$30,00 o exemplar, o livro pode ser adquirido por meio de e-mail guidobilharinho@yahoo.com.br, pelo telefone (34) 3312-1122 ou pela caixa postal 140 (38001-970, Uberaba), mediante cheque, vale postal ou depósito na conta do autor (Caixa Econômica Federal, agência 2854, operação 001, conta 000101-2).

* Para jornais, periódicos, jornalistas e professores da área artística o livro será disponibilizado sem ônus mediante solicitação.