Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


08-09-2014

Sondagem de opinião - Lusofonia


Tendo como principal objetivo apurar diferentes entendimentos do que significa ser lusófono(a); a familiaridade com o conceito e o sentimento de pertença à chamada comunidade lusófona, realizou-se entre Maio e Julho de 2009, via Internet, uma sondagem de opinião, alcançando-se um total de 911 respostas de indivíduos de ambos os sexos, de várias nacionalidades, idades e profissões.
A sondagem, na altura, realizou-se no âmbito da dissertação de doutoramento "A construção da comunidade lusófona a partir do antigo centro. Micro-comunidades e práticas da lusofonia" (galardoada com o Prémio Fernão Mendes Pinto 2011).
Decorridos 5 anos, lança-se novamente a mesma sondagem de opinião numa tentativa de comparar os dados e identificar possíveis mudanças sobre o significado do que é ser-se lusófono e o sentimento de pertença à comunidade lusófona. A sua participação na sondagem e a sua resposta franca e séria às perguntas que se seguem têm uma importância crucial para a qualidade dos resultados finais. Qualquer pedido de esclarecimento pode ser remetido para Cármen Maciel, investigadora de pós-doutoramento, através do email: mcl@fcsh.unl.ptObrigada.

https://docs.google.com/forms/d/1sd_jq4RtAfDtGHxNlJ-IWdLVhSV49-PEyK7kKVn25T4/viewform