Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


22-04-2014

DESCOBERTA DO BRASIL Carlos Fino


Carlos Fino escreveu no facebook 
https://www.facebook.com/carlosfino1948?fref=nf DESCOBERTA DO BRASIL

O site História Digital assinala hoje o dia do descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral, acrescentando que o termo "descobrimento" é questionado por alguns historiadores, que consideram mais apropriado o termo "conquista".A nota, só por si, já é significativa de um certo estado de espírito. Mas ela serviu ainda de mote para uma avalanche de comentários negativos, deixando transparecer um claro sentimento anti-português, além claro, de uma visãodistorcida da história. Um sentimento que involuntariamente acaba por revelar um complexo de inferioridade que nada justifica.A esses comentários, respondi, no próprio site História Digital, com este apontamento"O Brasil, como tal, ainda não existia. Havia um continente habitado por tribos dispersas e rivais ainda numa fase desenvolvimento anterior ao neolítico. Mas não havia nação brasileira.O Brasil, como entidade política própria, unido em toda a sua enorme extensão, por uma só língua, é invenção dos Portugueses.Nãoo reconhecer só mostra desconhecimento. E os brasileiros de hoje, quer queiram quer não, são herdeiros (e em grande parte com sangue português) dessa construção."

É em momentos como estes que se revela em toda a sua extensão o muito que ainda há por fazer no domínio das relações bilaterais.O hiato é particularmente grande na área dos media, havendo, desde há pelo menos meia dúzia de anos, um verdadeiro apagão mediático português no Brasil.

A RTP I, desde que, em 2004, foi retirada pela Globo do maior canal de distribuição por cabo, perdeu 2/3 da sua audiência no Brasil, a SIC I, que a substituiu não tem programação própria virada para este país e a Agência Lusa arreou bandeira, encerrando a Lusa Brasil, que começava a registar resultados interessantes de penetração no mercado.

Assim sendo,não espanta que estejam tão divulgados lugares comuns de cariz anti-português, como revelam os comentários ao simples enunciar de que se assinala hoje o dia da descoberta do Brasil.

A prolongar-se esta situação, corremos o risco de que as relações Portugal-Brasil se mantenham para sempre - na feliz expressão do Professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Amado Luiz Cervo - uma "Parceria Inconclusa".