Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


16-05-2015

O Mito do Português em Marrocos (L-Bartqiz)


 

 

Posted in: CORSARIOS E PIRATASESCRAVATURAGEOGRAFIAHISTORIAPORTUGAL EM MARROCOS. Tagged: bartqizbertkizcorsáriosdarijaescravaturaFezMeknésmitoPraças-fortes. 23 Comentários

Ponte Afoullous

Ponte de Afoullous, Khemisset . foto Mustapha Qadery

O tema da influência portuguesa em Marrocos ultrapassa em muito os simples testemunhos edificados, como as muralhas e as fortalezas, e mesmo a própria influência da língua portuguesa na Darija marroquina, assumindo aspectos pouco esclarecidos, por vezes mesmo desconcertantes, mas sobretudo pouco estudados.

Existe de facto uma conotação do português com o inexplicável, com diversos mitos que fazem parte do imaginário marroquino, por razões mais ou menos compreensíveis, às quais não serão alheios os factos de se encontrarem enraizados em comunidades rurais, com base em histórias com origem suficientemente remota para darem largas à imaginação popular, mas de memória suficientemente recente para que os mais idosos as transmitam de geração em geração.

Podemos dizer que o mito de L-Bartqiz, com surpreendentes referências a habitantes de grutas nos confins do deserto, de pontes construídas em locais longínquos ou de condessas sedutoras com pés de camelo, é tão fascinante para os marroquinos, como o mito das mouras encantadas, dos piratas ou dos tapetes voadores é para os portugueses.

Ponte portuguesa de Khenifra

A Ponte Portuguesa de Khenifra sobre o Oued Oum Er-Rbia, num postal antigo

E Frederico Mendes Paula também comentou sobre este  tema de seu blog  https://historiasdeportugalemarrocos.wordpress.com/2014/09/17/o-mito-do-portugues-em-marrocos-l-bartqiz/  :

Este mito do Bartqiz tem muito a ver com o facto de Portugal ter sido o país com maior relacionamento com Marrocos nos tempos mais recuados da nossa história comum. O número de cativos portugueses que terá passado pelas prisões marroquinas terá sido enorme, não só pelos inúmeros recontros armados ocorridos em solo de Marrocos, com evidente relevância para a Batalha de Alcácer-Quibir, como pelos constantes raptos e aprisionamentos realizados pela chamada guerra do corso. Um tema que julgo que seria muito interessante desenvolver, apesar de me parecer que não existem muitas fontes sobre o assunto, é o dos chamados renegados, prisioneiros ou não, que se “passaram para o outro lado”, voluntariamente ou de forma forçada para garantir a sua sobrevivência…

Cumprimentoshttps://historiasdeportugalemarrocos.wordpress.com/2014/09/17/o-mito-do-portugues-em-marrocos-l-bartqiz/