Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


02-07-2006

Ações afirmativas para afrodescendentes e indígenas em debate


2º Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo
Ações afirmativas para afrodescendentes e indígenas em debate
- Seminário pretende formar educadores em diversidade étnico-racial e promoção da igualdade em Santa Catarina -

Florianópolis – Inicia-se em 6 de Julho, em Florianópolis, o 2º Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo, evento realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Até sábado (8), estudantes, professores, pesquisadores, gestores educacionais e militantes de organizações do movimento negro reúnem-se no Centro de Educação Física, Fisioterapia e Desportos (Cefid) da em História pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, em Paris, que ministrará a conferência “Educação Indígena” (sexta-feira, às 19h) e Renato Emerson dos Santos, coordenador do Programa de Políticas da Cor do Laboratório de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), responsável pelo mini-curso sobre “Diversidade, Espaço e Relações Étnico-Raciais: O negro no ensino de geografia do Brasil” e participante da mesa-redonda sobre políticas de ações afirmativas para afro-descendentes na universidade (sexta-feira, às 14h).
Cotas
Entre os destaques do evento estão também os profissionais especializados em relações raciais e multiculturalismo de Santa Catarina que, nas últimas décadas, e, especialmente, dos anos 1990 para cá, militam no movimento negro e desenvolvem pesquisas e trabalhos que ganharam repercussão em História Paulino Cardoso, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Udesc, promotor do 2º Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo. “Há uma resistência muito grande por parte da elite intelectual branca em dividir os bancos universitários com pesquisadores e professores negros. Os negros passariam de objetos e de cobaias para sujeitos de suas próprias teses. Isso assusta porque derrubará muitos mitos, especialmente aquele da falsa democracia racial”, explica Paulino Cardoso.
Serviço
O QUÊ: 2º Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo
QUANDO: De quinta a sábado (6 a 8 de julho)
ONDE: Centro de Educação Física e Desportos (Cefid) da Udesc, rua Pascoal Simone, 358, Coqueiros, Fpolis
Informações: Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Udesc, rua Deodoro, 265 – Ed. Manoel Maia, sala 41, Centro, Fpolis
Ø       Fones: (48) 3212-5305 e 3212-5306
Ø       Sites:
www.cce.udesc.br/seminario2 e www.udesc.br/multiculturalismo
Realização: Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Udesc
Apoio: Uniafro – Programa de Ações Afirmativas para a População Negra nas Instituições Públicas de Educação Superior do Ministério da Educação, Silva (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), Ivair dos Santos (Secretaria Especial de Direitos Humanos) e Deborah Silva Santos (Vinícius da Silva (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Univ. Federal do Paraná), representante da Comissão de Ação Afirmativa da Federal de Santa Catarina, professor Renato Emerson dos Santos (Univ. Estadual do Rio de Janeiro). Coordenação: professora Adiles Lima (Universidade do Extremo-Sul Catarinense)
16h30 às 18h: Atividade cultural com Coral Tapé Mirim, dos índios mbya guarani da aldeia Itaty, de Morro dos Cavalos (município de Palhoça)
19h: Conferência “Educação Indígena” – prof. José Ribamar Bessa Freire (Programa de Estudos dos Povos Indígenas da UERJ)
Sábado, dia 8/7
8 às 12h: Continuação dos mini-cursos
13 às 15h: Mesa redonda “Políticas públicas para afro-descendentes em Santa Catarina”
Sociólogo Maria da Conceição Pereira (Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial/Itajaí)
15h30 às 17h30: Mesa redonda “Os neabs (núcleos de estudos afro-brasileiros) e os movimentos sociais negros”
Representantes de neabs da região Sul e representantes dos movimentos negros locais. Coordenação: Paulino Cardoso (coordenador do Neab da Udesc)
17h30 às 18h30: Conferência “Pesquisadores negros e a lei 10.639/2003: Políticas e posições” – Wilson Mattos (Conselheiro Nacional de Educação)
18h30: Encerramento com o grupo de samba raiz Bom Partido