Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


07-06-2015

A instrução pública e o ensino mútuo no Brasil: uma história pouco conhecida.(1808-1827)


por Maria Helena Câmara Bastos, Prof. História da Educação

,UFRGS Rua Felicissimo de Azevedo, 770/60 1 90540-110 Porto Alegre RS Brasil Fax: 0512274984 PPG EDU UFRGS

 

Este artigo analisa a introdução do ensino mútuo no Brasil no período que antecede a adoção oficial do método pelas autoridades governamentais, em 1827. 

 

Em um primeiro momento descreve a evolução histórica do ensino mútuo, suas características e especificidades. 

A seguir, investiga a emergência do mesmo no Brasil.

 

Numa palestra a um grupo de professores-alunos, em nível de pós graduação, uma pergunta sobre o que era o ensino mútuo/método lancaster suscitou minha preocupação com o pouco conhecimento do tema. Este fato,aliado à exposição pedagógica intitulada: "Une Révolution Manquée.L'École Mutuelle-1815-1850", sob a direção de Yves Galeaupeau, realizada pelo Institut National de Recherche Pédagogique/ França,em 1996, levaram-me a realizar esta pesquisa.

 

Esta pesquisa foi possível graças ao convite de M. Pierre Caspard para permanecer dois meses como Maltre de Conférence do Département Mémoire de L'Éducation/lnstitut National de Recherche Pédagogique/Paris (jun/juI. 1996) 

 

O presente estudo pretende abordar a história do ensino monitoria mútuo, na Inglaterra e na França, e sua presença no Brasil,no século XIX. A análise de um método tem a função de ilustrar um período da história das ideias pedagógicas: de suas origens,objetivos,

princípios,críticas.

 

Neste estudo,analisarei o ensino mútuo no Brasil, no período que antecede a adoção oficial do método pelas autoridades governamentais,em 1827.As referências às experiências de adoção do método serão abordadas a partir da ótica francesa,sem com isso querer negar as influências oriundas da Inglaterra.

Para MOACYR:"na época em que o governo brasileiro introduziu ou quis introduzir,este sistema de instrução primária, o Brasil procurava imitar mais a Inglaterra que a França,o que se compreende facilmente."

 

MOACYR,Primitivo.A Instrução e o Império.Subsídios para a História da Educação no BrasiI.(l823-1835)São Paulo: Cia.Ed.NacionaI, 1936.p. 

 

 

 

in História da Educação ASPHE/FaE UFpel. Pelotas(1): 115-133.abr 1997

 

seer.ufrgs.br/asphe/article/view/30631