Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


07-07-2004

DOUTOR ESTRELA HOMENAGEADO PELA LUX / Elos Xico Xadrez


O Doutor Estrela deixou-nos este primeiro de Julho de 2004. Que saudades. Mas, ele, com certeza, será acolhido pelas estrelas e continuará a nos iluminar o caminho, abrindo perspectivas, com sua generosidade e bom coração.
Dr. José Estrela, este açoriano que acolheu Xico Xadrez durante sua estada em Portugal, faleceu. Mas, os amigos do Elos Clube de Uberaba e da Liga Uberabense de Xadrez (LUX) jamais vão se esquecer deste médico humanista que tanto nos amava.

Por isto, ELOS E LUX mandaram celebrar missa de sétimo dia nas Igrejas de São Domingos (Uberaba) e na Matriz da Boa Viagem (Belo Horizonte), além do minuto de silêncio, na Abertura do Memorial de Xadrez Ricardo Goulart, que ocorreu este sábado, dia 3 de julho, na Praça Carlos Gomes.

UM TORNEIO EMOCIONANTE

O depoimento de Maria Margarida de Castro, que doou revistas culturais aos participantes, fundadora do Elos, em 1997, engenheira: "A falta que Doutor Estrela faz aos que acreditamos no intercâmbio entre países e comunidades de língua portuguesa, é imensurável. Com ele, aprendemos lições de cidadania, perpassadas por humanismo e espírito de desenvolvimento. A aproximação do ilustre médico com Dr. Estrela viabilizou a ida de Xico Xadrez a Portugal e aos Açores, em 2001, em efetiva viagem de intercâmbio que nos aproximou sobremaneira aos nossos irmãos além-mar".
Para Xico Xadrez, "a ausência de Dr. Estrela deixa-nos elistas e enxadristas bastante triste. Nunca me esquecerei de seu decidido apoio na Ilha de São Miguel, em Ponta Delgada, recebendo-me e acolhendo-me.
Sua presença serena na simultânea em que fiquei invicto contra 30 enxadristas. Ele foi um elo que nos ligou a outros elos desta corrente de fraternidade. O seu exemplo fica. Tudo que ele lutou, os hospitais que construiu, as redes de solidariedade que transformaram os Açores, felizmente, chegaram a ser reconhecidos pelos seus em vida".

O TORNEIO

O Memorial de Xadrez Ricardo Goulart - lembrando um jovem enxadrista que se foi tão cedo - foi mais um elo que une continentes e ideais, através da magia do desporto.
O campeão foi Pedro Lourenço Katayama, que é o terceiro triangulino na listagem internacional de rating da Federação Mundial. Os demais são Juliano Resende (Uberlândia) e o próprio Xico Xadrez, atual presidente da LUX e árbitro CBX.
O vice-campeão foi Diego Sbrissa, após vibrante desempate com Henrique Katayama, que ficou em terceiro lugar. Flávio e Leonardo vieram logo a seguir.

OS AÇORES SEMPRE PRESENTES

A viúva de Dr.Estrela, a querida Dona Conceição Estrela, um baluarte, na saúde e na doença, bem como os amorosos filhos António, Beatriz, Clara, Raquel, Isabel e Margarida serão informados das homenagens que os amigos do Brasil Central e de Belo Horizonte programam para reverenciar a homenagem deste grande astro de primeira grandeza que foi o escritor, o AÇORIANO, o homem, o médico, o lusófono, o amigo e tantos adjetivos deste gigante, Doutor Estrela.
Sua presença tão forte entre nós, evoca a tradicional pergunta do cristianismo: "Morte, onde está tua vitória?"

Francisco José dos Santos Neto (Xico Xadrez)
jornalista MTb 3201 - presidente LUX/Elos