Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


23-07-2004

BRIZOLA VIVE carta para Hélio Fernandes


Caro jornalista, Hélio Fernandes,

Guru dos jornalistas brasileiros que ainda teimam ser combativos. Inicialmente, gostaria de convidá-lo entrar no site do Elos Clube de Uberaba, fundado pela engenheira portuguesa Maria Margarida de Castro:
www.ldc.com.br/iclas, onde, eventualmente contribuo.

Fiquei surpreso quando li na Folha de São Paulo de hoje, matéria intitulada com o mesmo título da minha matéria "Brizola Vive", em anexo, publicada no site no setor Opiniões, desde 24 de junho. Mas, o fato é que por mais que esforçassemos, nem Terezinha Zerbini, nem eu, conseguimos chegar perto do eminente e consagrado Hélio, descrevendo um Brizola que faz tanta falta.

Necessário escrever, também, Hélio, para reforçá-lo em sua luta, reescrevendo para os dias atuais a saga de Monteiro Lobato: O Petróleo é Nosso, mas estão fazendo de tudo para entregá-lo a preço vil, as famosas 30 moedas de Judas. Sua batalha para que o Presidente Lula tome consciência dos fatos em torno destes leilões abjetos, é sensacional. Continue com sua luta, caro e honrado jornalista, vamos continuar nos orgulhando, ao ler ou acessá-lo em Lisboa, Uberaba ou Belo Horizonte, aliás, na capital mineira, a Tribuna chega e se esgota rapidinho nas bancas. Gostaria de mencionar, enxadrista que sou, sobre a prisão do ex-campeão mundial de xadrez, o brilhante Bobby Fischer, em Tokyo. Creio que se as autoridades japonesas deportarem Fischer aos Estados Unidos, por isonomia, deveriam fazer o mesmo com Fujimori, devolvendo-o ao Peru, onde ele poderia começar a fazer devolução de pelo menos uma parte do havido ao heróico, bravo e sofredor povo peruano.

* Francisco José dos Santos Neto (Xico Xadrez) - presidente do Elos Clube de Uberaba