Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


01-08-2004

Não Choraremos Xico Xadrez


Domingo, às 18hs, primeiro de agosto, na Igreja da Boa Viagem, em Belo Horizonte, não choraremos.

Será a missa de um mês em homenagem a Doutor José Estrela Rego, este homem dos Açores, que a seu tempo, soube revolucionar.

Dr. Estrela fundou o Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada. Dr. Estrela homenageado por entidade benemérita. Dr. Estrela dirigindo instituição cultural. Dr. Estrela adiante de seu tempo, com decisões altaneiras, a partir da Revolução dos Cravos. Vi um homem que amava sobremaneira os Açores e acreditava na cooperação desta região autônoma, com os países de língua portuguesa, como o Brasil e o Estado de Minas Gerais.

Não choraremos, pois não é tempo de chorar. É tempo de seguir o exemplo de um coração humanitário. É tempo de sonhar. Ir adiante, sobrelevar mesquinharias. O pai de família amoroso, a pessoa que buscava construir. Tive a felicidade de encontrar Dr. José Estrela Rego, em 2001, durante minha estada nos Açores e Portugal Continental.

Pude ver como o povo o amava. Ele entrando ao lado de sua senhora, dona Conceição Estrela, na Igreja, que beleza. Mas, não choraremos.

Seguiremos nossa vida. Vamos rezar uma hora este primeiro de agosto. O padre Ismael, da Igreja Matriz da Boa Viagem (Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil) falou duas vezes em Doutor José Estrela Rego, da segunda vez citou-o como grande construtor, que construiu pontes para a eternidade. Mais quatro missas serão celebradas, na Igreja da Boa Viagem, a Matriz de Belo Horizonte, que acolhe a Santa, que nos ilumina nas caminhadas, que abençoa nossas idas e vindas. Com certeza, Maria está conduzindo Dr. Estrela a esta viagem rumo aos céus, rumo às estrelas, ao infinito.

Já foi um mês e ainda estamos refletindo. E, vamos refletir muito mais. Sobre a importância de Dr. Estrela, sua contribuição positiva para o mundo, suas realizações benfazejas. Quando entro no site www.ldc.com.br/iclas, coordenado pela portuguesa-angolana-brasileira (afro-lusitana), que é a dinâmica engenheira Maria Margarida de Castro e revejo Dr. Estrela, que emoção. Lá está ele, altivo, em bela foto, em momento importante de reconhecimento, pois o preclaro, felizmente, foi reconhecido pelos seus em vida, sinto uma dor na alma, renasce esta profunda saudade de alguém que hoje é uma presença constante. Dá vontade de chorar ! Mas, não choraremos.

Não choraremos, porque Dr. Estrela sempre sorriu para a vida. Mesmo quando ela se fazia árida. Para ele, o Arquipélago dos Açores eram estrelas reunidas, que ele afagava e recolhia em seus braços, formando uma constelação a partir de seu abraço amigo. Sei que muito lerão esta matéria após primeiro de agosto de 2004, não tem importância, sua oração para Dr. Estrela será bem acolhida. Reze também para os Açores, tão pujante, que ele amava tanto. Tenho certeza que muitos que não o conheceram sentirão o halo de sua presença, sentirão a ternura de suas palavras a partir de proveitoso trabalho intelectual no site supracitado.

Dia sete de agosto, conforme programado anteriormente, o Elos Clube de Uberaba e a Liga Uberabense de Xadrez com o Clube de Xadrez de Araxá farão na cidade de Uberaba, no Salão de Damas e Xadrez da Praça Jorge Frange o 3º Desafio Uberaba-Araxá. Caberá a equipe (ou equipa, né...) campeã o Troféu Dr. José Estrela Rego. Sei que os familiares estão sensibilizados com estas homenagens prestadas do outro lado do Atlântico. Mas, não choraremos.

Pois aprendi com Rego que apoiar desportistas do outro lado do Atlântico, como a mim e Nsungo fazia parte de sua missão. Os artigos excelentes, suas opiniões abalizadas, que ficaram registradas no site Elos, com quase 5.000 (cinco mil) acessos, em se tratando de lusofonia sem divulgação ou propaganda são um verdadeiro milagre.

Os felizardos que puderem acessar pela Internet poderão passar horas com Dr. Estrela. Descobrir suas opiniões variadas. Tentar compreendê-lo. Descobrir veredas. Filosofar. Assim, fica a modesta sugestão aos elistas, desportistas, lusófonos e amantes da cultura: vamos à fonte, vamos conhecer o grande humanista através de seus artigos e das opiniões que ilustram sua vida. Enquanto não se lança um livro sobre Dr. Estrela, o site coordenado pela engenheira e grande comunicadora Maria Margarida Castro é uma boa opção. Uma opção de crescimento.

Não choraremos também porque já não nos restam lágrimas. Dr. Estrela já faz parte de nossas vidas, já é um lume que amacia a estrada, já é um anúncio que dias melhores virão, seja para os açorianos, seja para as pessoas de boa vontade que sabem fazer acontecer.

Francisco José dos Santos Neto( Xico Xadrez) jornalista MTb 3201 - presidente LUX/ Elos/Uberaba