Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


27-08-2017

Wilson das Neves, o maior baterista brasileiro do século XX


Wilson das Neves, o maior baterista brasileiro do século XX

Considerado uma referência do samba, o cantor e compositor morreu aos 81 anos. Participou em mais de 800 discos, trabalhando com nomes como Chico Buarque ou Elza Soares. O baterista brasileiro Wilson das Neves morreu na noite deste sábado, aos 81 anos, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro — a mesma cidade onde nasceu, em 1936. Com mais de 60 anos de carreira, o compositor e cantor era considerado uma referência do samba – o maior baterista brasileiro do século XX – e trabalhava há mais de 30 anos como baterista do cantor Chico Buarque, que o apresentava em palco como “o baterista do [seu] coração”.

Ao longo da sua carreira, participou em cerca de 800 discos, trabalhando com nomes como Elza Soares, Roberto Carlos, Ney Matogrosso ou Sarah Vaughan. Também fez parte da big band Orquestra Imperial, tal como Rodrigo Amarante ou Moreno Veloso. Um dos fundadores da orquestra, Domenico Lancellotti, considerava Wilson das Neves como sendo “um sábio que esbanja humildade e talento”.

Wilson da Neves - O Samba é Meu Dom

O samba é meu dom " Oh ! Maravilha ! O que seria da musica mundial sem os negros ?

https://www.youtube.com/watch?v=eOKcAxb5rLs

 

 

Inline image

https://www.publico.pt/2017/08/27/culturaipsilon/noticia/morreu-o-baterista-brasileiro-wilson-das-neves-com-81-anos-1783518