Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


24-11-2007

Migração Europeia conhece Novas Medidas de Apoio


 

Segundo o estabelecido, os imigrantes legais recentemente chegados ao país de acolhimento passam igualmente a contar com programas e actividades, tendo em vista a sua plena integração.

 

As 45 delegações concordaram ainda com a criação de um site euro-mediterrânico, já em desenvolvimento, que irá apresentar toda a informação para facilitar as remessas financeiras dos emigrantes, indicando “cenários mais vantajosos" para a transferência de dinheiro para os países de origem”. Neste domínio, acordou-se também estudar a possibilidade de apoiar financeiramente os imigrantes legais residentes na Europa, com vista ao co-financiamento dos seus projectos de investimento nos países de origem.

 

Na área da imigração ilegal, a novidade prende-se com a realização de cursos de formação nos países de trânsito sobre métodos de detecção e identificação de documentos de identidade e de viagem falsos, falsificados ou contrafeitos; monitorização da saída de imigrantes; e reforço da relação entre o combate à imigração ilegal e o respeito pelos instrumentos internacionais relevantes, particularmente no que respeita à busca e salvamento no mar bem. A Agência Europeia de Fronteiras será responsável por aqueles cursos, numa base voluntária.