Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


14-12-2007

Brasil participa de intercâmbio com a UE


Brasil participará de programa de intercâmbio com UE

Universidades brasileiras podem se candidatar à parceria até 15/02

Publicado em 11/12/2007 - 11:22

A partir 2008, a comunidade acadêmica brasileira poderá participar do programa de intercâmbio Erasmus Mundus, da União Européia. O programa, lançado em 2004, visa à cooperação entre as instituições de Ensino Superior e ao intercâmbio de estudantes, pesquisadores e professores dos países da União Européia e de outras nações para fins de estudo, ensino, formação e pesquisa. A iniciativa prevê a concessão de bolsas a estudantes de todo o mundo para cursos promovidos por consórcios universitários.

Os recursos destinados às bolsas para o Brasil são de 9,3 milhões de euros (R$ 24,1 milhões) para 2008. O mesmo valor será aplicado em 2009, quando será lançado outro edital. Poderão participar estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de professores e pesquisadores. A duração das bolsas vai de seis a dez meses para graduação e pós-doutorado; seis a 22 meses para mestrado; seis a 34 meses para doutorado; um a três meses para a comunidade acadêmica.

No mínimo três instituições de Ensino Superior do Brasil devem candidatar-se à parceria, provavelmente duas delas universidades federais. As instituições devem estar distribuídas em, no mínimo, duas regiões brasileiras diferentes. As inscrições devem ser feitas até 15 de fevereiro de 2008. Os formulários de candidatura e mais informações estão disponíveis na página do programa.

* Com informações da assessoria de imprensa do MEC.

http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=14966