Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


12-11-2015

No discurso dos 40 anos da independência de Angola, o líder do MPLA deixa recados a Portugal


 

fotografia de Joost De Raeymaeker

Fotografia de Joost De Raeymaeker

========================================================

José Eduardo dos Santos quer Angola longe do "saudosismo" do colono português

 

No discurso dos 40 anos da independência de Angola, o líder do MPLA deixa recados a Portugal e aos 15 activistas detidos. "Os jovens querem tudo resolvido de um dia para o outro", diz.

José Eduardo dos Santos celebrou os 40 anos da independência de Angola do poder colonial português com alertas para os perigos da interferência externa em assuntos do país e, num discurso transmitido esta quarta-feira pelos canais oficiais, disse que espera que as relações com Portugal avancem “dando cada vez menos espaço ao saudosismo e o espírito de vingança e de reconquista de pessoas de má-fé”.

“Na política não vale tudo”, afirmou José Eduardo dos Santos, Presidente de Angola há 36 dos 40 anos de independência do país. Falou ao país à meia-noite, a mesma hora em que Agostinho Neto proclamou a independência de Angola, em 1975.

No seu discurso, José Eduardo dos Santos apontou várias vezes aos movimentos de protesto que se geraram em torno da prisão, em Junho, de 15 activistas que o regime acusa de terem estado a planear um ataque ao Presidente e um golpe de Estado. “Sabemos que os jovens querem tudo resolvido de um dia para o outro. Assim foi em todas as gerações anteriores”, disse.

leia e ouça  José Eduardo Santos no discurso dos 40 anos

http://www.publico.pt/mundo/noticia/jose-eduardo-dos-santos-quer-angola-longe-do-saudosismo-do-colono-portugues-1714060