Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


11-09-2016

Estrangeiras de José Luís Peixoto


    

          Wook.pt - Estrangeiras

 

 

Estrangeiras

de José Luís Peixoto 

Editor: Rosa de Porcelana Editora 

 

ISBN: 9789899940666

Edição ou reimpressão: 07-2016Editor: Rosa de Porcelana EditoraIdioma: PortuguêsDimensões: 154 x 236 x 8 mmEncardenação: Capa molePáginas: 92Tipo de Produto: LivroClassificação Temática: Livros em Português > Literatura > Teatro (Obra)

Edição ou reimpressão: 2016

ISBN: 9789899940666

ver detalhes do produto

 

SINOPSE

Ao tentarem entrar nos Estados Unidos, três mulheres, chegadas de diferentes latitudes da lusofonia, são obrigadas a ficar juntas durante algumas horas numa sala da polícia de fronteira do aeroporto. É na incerteza dessa espera que, aos poucos, vão mostrando o que são e o que pensam umas sobre as outras.
Este texto teatral do premiado escritor José Luís Peixoto reflete sobre os diversos espaços de uma língua espalhada pelo mundo, sobre o seu património de referências, a sua riqueza e, também, sobre os seus preconceitos, contradições e problemas.

===== Comentário

EXCELENTE! Ana Ribeiro | 21-08-2016  

José Luís Peixoto já publicou livros de poesia, prosa, conto infantil, crónicas, viagens, teatro e fez adaptações próprias de grandes clássicos. Não conheço nenhum autor português mais completo. A vertente de teatro talvez seja aquela em que ele publica menos, é raro publicarem-se guiões de peças de teatro em livro, foram muito poucas as que li neste formato, a que mais me marcou foi a “À amanhã” também do JLP que vem anexada ao livro “Cal”. Fiquei ansiosa e curiosa para ler este novo livro. É um guião muito fácil de ler, onde senti que o tema da Lusofonia estava bastante bem relatado. Tudo começa num aeroporto, numa sala, aonde se encontram três mulheres de países diferentes que pretendem viajar para a América. Rosário: a portuguesa, Lili: a cabo-verdiana e Isabella: a brasileira. Começam a dialogar entre si, a conhecerem-se; mas por incrível que pareça apesar de falarem ambas a mesma língua, mal se conseguem entender e mal conhecem os lugares uma das outras e o mundo fora do país que habitam. Essa é a parte mais reflexiva da peça. Gostei muito do livro e foi de encontro às minhas expectativas, há autores que nunca desiludem, gostei bastante da particularidade de o José Luís Peixoto escrever em três línguas diferentes: o português de Portugal, o português com sotaque do Brasil e o português de Cabo-verde, dando vida e voz a estas três personagens femininas, nomeadamente a Lili que fala cabo-verdiano. Para aqueles que não sabem, o autor esteve em Cabo-verde a dar aulas há uns anos. A peça não é muito longa e lê-se bastante bem, leitura mais que recomendada para quem aprecia a vertente de teatro e claro o trabalho do autor. Leitura recomendada!

https://www.wook.pt/livro/estrangeiras-jose-luis-peixoto/18302851