Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


16-01-2008

Concurso literário sobre a chegada da família real portuguesa


A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro vai promover em 2008 um concurso literário entre estudantes para assinalar os 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil.


Serão premiados três trabalhos inéditos sobre o tema com o mínimo de cinco e o máximo de 20 páginas de texto, contendo notas, bibliografia e anexos. A inscrição termina dia 29 de Dezembro deste ano.

O prémio é destinado aos estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro, com a supervisão de um professor orientador, que também será premiado, indicaram os organizadores num comunicado.

"Queremos recuperar esse facto histórico que desenvolveu o Brasil de tal maneira que, desde aquela época, nunca se viu um conjunto de acções tão empreendedoras", disse o autor da proposta, o deputado estadual Luiz Paulo.

"D. João VI é uma figura política da maior importância na constituição do nosso país", salientou o deputado, citado no comunicado.

Os três melhores trabalhos vão receber prémios de 385 a 1.200 euros.

O resultado do concurso será divulgado a 15 de Fevereiro e a entrega dos prémios decorrerá na semana comemorativa dos 200 anos da chegada da família real ao Rio de Janeiro, entre os dias 07 e 14 de Março.

Os textos inscritos serão analisados, segundo critérios de contributo para a história, originalidade, objectividade e clareza na linguagem, por três especialistas em História do Brasil da comissão julgadora.

As monografias classificadas passarão a fazer parte do arquivo do Centro Cultural da Assembleia do Rio de Janeiro.

http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=20185&catogory=Brasil