Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


20-10-2022

Campanha Internacional de Solidariedade com Haití


Estimados amigos e amigas do MST,

 

Vocês sabem de que entre 2004-2017, durante 13 anos, a ONU  enviou  tropas da MINUSTAH  para controlar  politica e militarmente o Haiti. Neste  período passaram pelo Haiti 30 mil soldados de diversos países de todo mundo, mas sempre comandados por generais do Exercito Brasileiro, designados pela ONU.

 

Tinham poder absoluto.  Porém  não resolver nenhum problema econômico e social do povo, que são a base de sua  pobreza e desigualdade social, e da ausência do ESTADO  formal.

 

Neste tempo morreram 30 mil haitianos de cólera, levada pelos soldados do NEPAL, e  deixaram  2.500 crianças órfãos de pais-soldados vivos, que retornaram a seus países. Estima-se que mais de 250 sejam de soldados brasileiros.

 

Nos últimos de 5 anos o pais vive uma crise sem fim, sem estado organizado e com governos ilegais por que não houve eleição, nem para o parlamento, nem para presidente.

 

Diante deste caos, o atual primeiro ministro fantoche que ninguém elegeu  escreveu ao governo dos Estados Unidos e às Nações Unidas, pedindo nova  intervenção Militar.

 

Uma vergonha.

 

Os movimentos populares do HAITI, articulados numa frente ampla  Patriótica, nos pedem para interceder  junto a todos organismos internacionais,  ONU, OEA,  CELAC e governos amigos, para que não cometam o mesmo erro.

 

O povo do Haiti precisa de projetos de desenvolvimento, eleições  livres e  uma nova constituição.

 

Por favor, assine essa petição que sera enviada aos organismos internacionais e aos governos.  Divulgue nas suas listas.

 

https://docs.google.com/forms/d/1oG1N6SuP7lj_xSJIk3XV-F2uHxfLFW8D-Xdimx0wQGA

 

Obrigado,

Secretaria continental da ALBA  MOVIMENTOS POPULARES