Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


13-09-2016

Pela Cidadania Amadora-Patrulheiros. De guardas de jardins a guardas de crianças na estrada


Projeto na Amadora foi criado depois de três acidentes mortais junto a uma escola. Desde então não houve mais acidentes graves

Custódio dos Santos e Francisco Tavares são colegas e praticamente vizinhos de trabalho. Os dois são patrulheiros de duas escolas na Damaia (Amadora), separadas por poucos metros: a Padre Himalaia e a Pedro D"Orey da Cunha. Ambos trabalharam na construção civil, ambos estão reformados e aceitaram um novo desafio: Custódio há cinco anos, Francisco há seis. Está nas suas mãos e nos olhos atentos à estrada a segurança das crianças que vão para a escola. Ontem juntaram-se a mais 47 patrulheiros - ajudam as crianças a atravessar as passadeiras junto às escolas e tomam contam dos jardins - num encontro com a presidente da Câmara da Amadora para assinalar mais um ano de trabalho.

O projeto nasceu depois de três acidentes mortais junto a uma escola da Amadora em 1999. A autarquia queria acabar com atropelamentos e garante que o conseguiu desde que criou a parceria com a associação de reformados e pensionistas da freguesia da Mina, a Assorpim. "Nunca mais tivemos acidentes. Os patrulheiros têm um papel muito importante. São disciplinadores, obrigam os carros a reduzir a velocidade, as pessoas sentem-se mais protegidas. São muito importantes na área escolar", diz Carla Tavares, presidente da câmara. Patrulheiros para as escolas são 29, para os jardins 20 e dois para a horta comunitária do concelho.

Custódio, 64 anos, chateia-se com a falta de respeito dos condutores e depressa lhe vem à memória um grande susto que apanhou quando fazia guarda à porta de outra escola da Damaia. "É uma zona de 50 km/hora e o condutor ia a uns 100. Fiz sinal, mas o que valeu foi que o carro foi abaixo... Era a mãe, o bebé que ia na barriga e a filha de oito anos que levava pela mão", recorda. O condutor seguiu viagem após um aceno como quem pede desculpa. Pouco, considera Custódio, para quem deve ter mais responsabilidade quando tem um volante entre mãos.

Soube do projeto através de um amigo, que já era patrulheiro, e inscreveu-se na associação para fazer o mesmo. Lembra-se mal do primeiro dia, a não ser que tinha dúvidas e pouca prática. Agora pais e miúdos já o conhecem e garante: "Estou a adorar. Quero ficar até que me deixem." O mesmo diz Francisco, 68 anos, que vai de casa, na Buraca, a pé para o seu trabalho. "Por minha vontade continuo. Em casa estava aborrecido, ia para o sofá ver televisão. Assim estou entretido, as horas passam mais depressa e gosto de lá estar. Já conheço os miúdos quase todos."

Francisco diz que este trabalho é mais difícil que a construção civil. Embora não tenha netos - "bem podia, tenho um rapagão de 41 anos " - olha pelos dos outros como se fossem os seus. "É mais responsabilidade. As passadeiras têm de ser respeitadas, se há pessoas estranhas. Temos de ter a certeza que ficam todos bem. Faço o meu melhor." Em média são quatro horas por dia: início das aulas, almoço e quando terminam.

Francisco e Custódio recebem 206 euros. Os valores são pagos de acordo com as horas e os dias que trabalham. E foram os pagamentos que levantaram muitas dúvidas no encontro com a presidente da Câmara. Muitos queixaram-se de não estar a receber como no ano passado. Carla Tavares explica as razões: "Percebemos que havia uma irregularidade no pagamento. Este é um trabalho voluntário, uma prestação de serviços e em julho e agosto não existem aulas, por isso não há prestação de serviço."

Os custos da autarquia com o projeto rondam os 60 mil euros anuais. "Estamos a trabalhar com os agrupamentos de escolas para que possam enviar à câmara as listas de presença o mais cedo possível para fazermos os pagamentos a dia 8 de cada mês", acrescenta a responsável, que explica que ao projeto podem aceder reformados e desempregados com baixos rendimentos, também com o objetivo de ajudar quem tem menos.

JÚLIO LOBO PIMENTEL / GLOBAL IMAGENS

Vasco Oliveira estava desempregado - era segurança - quando o presidente da junta lhe perguntou se queria trabalho. Não pensou duas vezes. No Parque Central da Amadora já todos o conhecem e por isso, conversa nunca falta. Tal como não lhe falta disposição para andar... muitos quilómetros por dia às voltas no jardim para ter a certeza que está tudo bem. "Ainda não fiz a conta, mas devem ser uns 15 a 20 quilómetros por dia. Pesava 102 quilos, agora tenho 75. Faz muito bem andar a pé", brinca.

Amadora - Patrulheiros. De guardas de jardins a guardas de crianças na estrada

 

   
 

Amadora - Patrulheiros. De guardas de jardins a guardas de crianças na estrada

By Ana Maia

Projeto na Amadora foi criado depois de três acidentes mortais junto a uma escola. Desde então não houve mais ac...

 

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