Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


06-03-2023

Castelo de Lindoso localiza-se, na freguesia e lugar de Lindoso, município de Ponte da Barca


Castelo de Lindoso localiza-se, na freguesia e lugar de Lindoso

município de Ponte da Barcadistrito de Viana do Castelo, em Portugal.

Inline image
 

Sobranceiro a terras de Espanha, em posição dominante na serra Amarela, sobre a margem esquerda do rio Lima, este castelo foi erguido de raiz, na Idade Média, com a função de vigia, defesa e marco de soberania da fronteira. Embora não tenha estado envolvido em grandes batalhas ou episódios de história militar, é considerado como um dos mais importantes monumentos militares portugueses, pelas novidades técnicas e arquitetônicas que ensaiou, à época, no país.

O Castelo de Lindoso está classificado como Monumento Nacional desde 1910

Castelo Afonsino, porque diz respeito à primeira dinastia dos reis portugueses, reconstruído por D. Dinis, em 1278, com baluartes e torre de menagem, alterado na época da Restauração.

Inline image
 

Inline image

Espigueiros do Lindoso - Ponte da Barca

 

Junto ao Castelo de Lindoso existe uma eira composta por 50 espigueiros dos séculos XVII e XVIII, apresentando um aglomerado único no país e de rara beleza. Inteiramente de pedra, cada exemplar apoia-se em vários pilares curtos, assentes na rocha e encimados por mós ou mesas.
Sobre eles, repousa o espigueiro que tem uma cobertura de duas lajes de granito unidas num ângulo obtuso, ornamentado nos vértices com cruzes protectoras, que também servem para arejar o espigueiro.

 

rio Lima (em galego Limia) é um curso de água internacional que nasce a uma altitude de 950 m no monte Talariño, na serra de São Mamede, na província de Ourense, na GalizaEspanha, e que atravessa o Alto Minho, no Norte de Portugal.

 

Sobre o rio Lima, podemos encontrar várias pontes, algumas com importância histórica, das quais se destacam:

 

No município de Viana do Castelo, no leito do rio Lima, foram encontradas entre 1985 e 2008 seis pirogas monóxilas (embarcações feitas a partir de um tronco de árvore, escavado para o efeito que são conhecidas, na Europa, desde o período neolítico).