Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


17-11-2017

Portugal em falta. Atlas Improvável - livro: formidável e inovador!


 

Inline image
Le Monde Diplomatique - ed. portuguesaApresentação: Portugal em Falta. Atlas Improvável

 

 

O livro Portugal em falta. Atlas improvável além de se dirigir ao grande público, apresenta-se como um recurso de inestimável valor pedagógico no desenvolvimento da Educação para a Cidadania, domínio recentemente reforçado pelo Ministério da Educação na matriz curricular do Ensino Básico e Secundário, numa ótica de compromisso que confronta professores e estudantes com as preocupações e problemas reais da maioria da população portuguesa.

 

 

Composto por trinta artigos, fruto do trabalho de conceituados investigadores e académicos, documentados com imagens de arquivos de referência e ilustrados com fotografias de autor, e por dez infografias que refletem a importância da ilustração na comunicação, cumprindo um desígnio a um tempo informativo e estético, este Atlas desenha a cartografia das nossas vivências enquanto fazedores da história comum, num registo que privilegia o conhecimento plural e assenta no espírito científico da dúvida metódica para não apontar caminhos já tantas vezes batidos, mas antes para perspetivar as rotas demandadas pelas inquietações de uma sociedade desperta, de todos e para todos. 

 

A obra será apresentada nos dias 17 de novembro, no Auditório do Hospital Júlio de Matos, Avenida do Brasil 116 em Lisboa, e 24 de novembro, no auditório do Polo Zero, Rua de São Filipe de Nery no Porto, pelas 19 horas, em dois eventos que incluirão momentos improváveis. 

 

Portugal em falta. Atlas Improvável será comercializado, a partir da primeira semana de novembro, com o jornalLe monde diplomatique e estará disponível nas principais bancas e livrarias de todo o País. 

 

Santillana

 

 

Santillana