Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


21-10-2010

Intercâmbio de estudantes para o Brasil


Mobilidade Internacional - Brasil
RESULTADOS DAS CANDIDATURAS (PDF | 270KB)

Estudantes Portugueses

O intercâmbio de estudantes para o Brasil consiste na realização de um período de estudos que pode incluir estágio. O intercâmbio tem obrigatoriamente de estar abrangido por um Protocolo de Cooperação. A matrícula e o pagamento das propinas efectuados no IPS são válidos para os estudos na universidade brasileira de destino, não havendo necessidade de qualquer matrícula adicional.

Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades
 

Este Programa está abrangido pelo Convénio assinado entre o Instituto Politécnico de Setúbal e o Banco Santander Totta que prevê, entre outras medidas, a atribuição de bolsas de mobilidade de estudantes para o Brasil com a duração de 1 semestre. O número de bolsas e o seu valor são definidos anualmente pelo Banco.

O pagamento destas bolsas é feito exclusivamente para contas Santander. Caso o/a estudante não seja cliente deste banco, terá de abrir uma conta específica para esta mobilidade.


CANDIDATURAS 2010/2011


Admissão de candidaturas

Segundo o artigo 12.º do Regulamento de Mobilidade Internacional, são admitidos como candidatos os estudantes que cumulativamente preencham os seguintes requisitos:
  • sejam de nacionalidade portuguesa, apátrias, refugiados ou que beneficiem do estatuto de residente permanente;
  • entreguem a Ficha de Candidatura preenchida e assinada bem como a Carta de Motivações em anexo dentro dos prazos estabelecidos;
  • compareçam à entrevista.

Critérios de selecção dos candidatos

Segundo o artigo 13.º do Regulamento de Mobilidade Internacional, a seriação é feita dentro de um sistema de pontos segundo os seguintes critérios:
  • número de créditos ECTS realizados, sendo que cada crédito corresponde a um ponto;
  • motivações e condições para a realização da mobilidade, analisadas através da Carta de Motivações e da entrevista, cuja avaliação traduzir-se-á num resultado entre 0 a 200 pontos;
  • situação de bolseiros SAS (ver pontos por escalão no Regulamento);
  • média aritmética das classificações obtidas nas unidades curriculares realizadas que corresponderá a um resultado entre 10 a 20 pontos.
O resultado final de cada candidatura corresponde à soma de todos os pontos obtidos e a seriação é feita por ordem decrescente do total de pontos. Só serão seleccionadas as candidaturas com um mínimo de 100 pontos na avaliação das motivações e condições.


BOLSAS DE MOBILIDADE

Existem bolsas de mobilidade embora os estudantes possam participar sem bolsa. Os interessados podem candidatar-se à obtenção de uma bolsa de mobilidade devendo para isso declará-lo explicitamente na Ficha de Candidatura. As bolsas de mobilidade destinam-se a auxiliar nas despesas de viagem e de subsitência (alojamento e alimentação). A atribuição de bolsas segue os mesmos critérios que a selecção dos candidatos.

As bolsas de mobilidade podem ser financiadas pelo Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades, promovido pelo Banco Santander Totta, ou pelo PAFMI (Plano de Apoio Financeiro à Mobilidade Internacional), fundo constituído pelas Escolas e Serviços da Presidência.

O pagamento das bolsas é feito da seguinte forma:
 
  • 80% até 45 dias após a assinatura do contrato por ambos os outorgrantes;
  • 20% até 45 dias após a entrega do Relatório Final, da Carta de Confirmação e outros documentos que estejam em atraso.


  • A gestão da verba atribuída é da inteira responsabilidade do/a estudante.


    VISTO

    É obrigatório obter um visto de estudante para todo o período de mobilidade. Para tal, o/a estudante deverá dirigir-se ao Consulado do Brasil em Lisboa:

    O CIMOB-IPS irá passar uma Declaração em como o/a estudante foi seleccionado para a mobilidade em questão que deverá ser apresentada no Consulado.


    DOCUMENTAÇÃO

    • Protocolo de Cooperação - a mobilidade tem obrigatoriamente que estar abrangida por um protocolo de cooperação ou convénio entre as duas instituições;


    • Ficha de candidatura (DOC | 301KB) - e Carta de Motivações (em anexo à ficha de candidatura) - documentos necessários para a apresentação de candidatura a uma mobilidade;


    • Listagem das unidades curriculares concluídas - passada pelos respectivos Serviços Académicos e pedida pelo CIMOB-IPS;


    • Declaração dos Serviços de Acção Social - pedida pelo CIMOB-IPS para comprovar a situação de bolseiro (quando aplicável);


    • Ficha do Estudante em Mobilidade (DOC | 629 KB) - e anexos - informações sobre o estudante seleccionado e respectivos dados da mobilidade que servirão de base para a elaboração do Contrato Individual do Estudante em Mobilidade e para os procedimentos de pagamento da bolsa de mobilidade. ANEXOS: fotocópia da parte da frente e da parte de trás do Bilhete de Identidade, fotocópia da parte da frente do Cartão de Contribuinte e comprovativo de NIB da conta Santander. As fotocópias do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte têm de ser legíveis e preferencialmente feitas na parte da frente de uma folha A4;


    • Documentos de inscrição na instituição de destino - o/a estudante deverá informar-se quais os documentos a serem enviados à instiuição de destino de forma a formalizar a sua inscrição na universidade brasileira. É provável que um dos documentos obrigatórios seja o Seguro de Saúde e Acidentes Pessoais de cobertura internacional devido ao facto deste país ter um índice maior de violência. Por outro lado, com este tipo de seguro garante-se ao/à estudante acesso a uma assistência muito melhor e mais abrangente;


    • Contrato Individual do Estudante em Mobilidade - PUC (PDF | 103KB) ou Santander (PDF | 140KB) - este é o modelo do contrato que será elaborado para cada estudante em mobilidade e que é obrigatório. O Contrato será enviado ao/à estudante via e-mail e deverá ser assinado pelo estudante, como segundo outrogante, em 2 originais e entregue novamente ao CIMOB-IPS. Após a assinatura destes originais pela Coordenadora Institucional, o/a estudante estará oficialmente ao abrigo do programa de mobilidade em questão. Um dos originais constará no processo do/a estudante e o outro será entregue ao/à estudante;


    • Contrato de Estudos (XLS | 597KB) - documento negociado entre o/a estudante e o/a coordenador/a da respectiva Escola que descreve quais as unidades curriculares que o/a estudante irá realizar na instituição de destino e às quais irá ter o reconhecimento académico - consulte aqui mais informação sobre o Reconhecimento Académico;


    • Relatório Final Individual (DOC | 323KB) - questionário a ser entregue obrigatoriamente até 15 dias após o regresso do/a estudante;


    • Carta de Confirmação - emitida pela instituição de destino com as rspectivas datas da mobilidade comprovando que o/a estudante efectuou esse período de estudos. É entregue ao/à estudante na véspera da sua partida e deverá ser entregue ao CIMOB-IPS até 15 dias após o seu regresso;


    • Boletim de Registo Académico - emitido pela instituição de destino com as classificações obtidas e que servirá para formalizar o reconhecimento académico nos Serviços Académicos da respectiva Escola;


    • Comprovativo do pagamento da bolsa - emitido pela Tesouraria dos Seviços da Presidência e entregue directamente ao CIMOB-IPS.

    MAIS INFORMAÇÕES

    Segundo o artigo 16.º do Regulamento de Mobilidade Internacional, a organização do processo de mobilidade é da responsabilidade do/a estudante em articulação com o CIMOB-IPS. Cabe ao/à estudante:
    • negociar e elaborar o Contrato de Estudos em articulação com o coordenador da mobilidade da respectiva Escola;
    • tratar e assinar toda a documentação;
    • garantir as assinaturas do coordenador da mobilidade nos documentos necessários;
    • tratar da viagem de ida e de regresso bem como o alojamento;
    • entregar o original da Carta de Confirmação no CIMOB-IPS.
    O Banco Santander, tal como está descrito no Regulmento Geral de Acesso ao Programa, negociou com a TAP facilidades na marcação de viagens e obtenção de tarifas mais baixas. O/A estudente pode contactar o Serviço de Vendas Directas através do telefone 21 317 91 70 ou do e-mail vendas.directas@tap.pt.