Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


19-09-2021

Chorei por causa do MST e a operação revolucionária do mercado financeiro com cooperativas- João Paulo Pacifico


Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

 19 de Setembro de 2021 


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) também plantou suas sementes no mercado financeiro; saiba mais

 Inline image

 

 Cooperativas do MST são as maiores produtoras de arroz orgânico da América Latina - Tiago Giannichini

 

Depois de vários meses, nessa semana acabou  meu período de silêncio... Calma, não é uma promessa ou um silêncio absoluto (até porque fico quase o dia todo falando), mas quando estamos fazendo operações financeiras, o órgão regulador (no caso a CVM) não nos permite falar sobre o assunto.

 

Provavelmente você leu ou ouviu alguém falar sobre uma operação revolucionária  do mercado financeiro com cooperativas ligadas ao MST, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

 

Muitas pessoas questionaram: por que a Gaia resolveu trabalhar com o “polêmico” Movimento??? Findo o período de silêncio... agora eu posso falar... vem comigo!!!

 

1. Como conheci o MST...

 

Sempre ouvi na mídia que o MST era um grupo de terroristas que roubava e não trabalhava... até que um dia o meu amigo Eduardo Moreira resolveu viver por algumas semanas em acampamentos e assentamentos ligados aos Sem Terra. 

Quando nos encontramos, ele pegou o seu celular e me mostrou a foto de uma agroindústria bem bonita e arrumada: “Sabe onde é isso, João?”, ele perguntou. Eu não fazia ideia.

 

“Num assentamento do MST”, ele disse, me trazendo uma sensação de surpresa absoluta! Nos minutos que se seguiram, ele contou super empolgado as vivências e aprendizados que teve nas semanas anteriores.

 

Passada a primeira quebra de paradigma, e com várias interrogações em minha mente, marcamos uma reunião na Gaia com os principais líderes do Movimento.

 

Leia:https://www.brasildefato.com.br/2021/09/19/artigo-chorei-por-causa-do-mst