Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


19-05-2021

O valor sentimental de um livro, de uma cidade, de uma região, de uma vida!


 

Aconteceu com o Carlos Fiche em Évora, e comigo, em Lisboa, no lançamento de livro do Saramago, por volta de 2008, no Corte Inglês! Tenho que procurar o livro autografado por ele para completar o registo desta memória. Eu também guardo uma memória especial! Porque quando lhe disse que era sobrinha de um grande amigo dele, ele levantou-se emocionado e conversou comigo. Meu tio tinha falecido com muito sofrimento, e ele sempre guardou, na secretária, em Lanzarote, a foto do amigo, meu tio! Nós víamos nas reportagens em Lanzarote, a foto do meu tio! O Saramago que conheci era um homem de afetos!

 

Carlos Fiche em Évora, 28 de outubro de 1998,partilhou no FB: 'vivia eu num quarto arrendado na Rua Romão Ramalho, quando nessa noite, algo fria e húmida, no Palácio D. Manuel, José Saramago, acabado de ser premiado com o Prémio Nobel da Literatura 1998, com o seu próprio punho, autografou o livro que este, também, "Levantado do Chão", colocara na sua frente.

Um momento inesquecível que me deu grande força para continuar e que guardarei para sempre na minha memória. Carlos Fiche 'Inline image

Inline image