Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


02-01-2022

Portugal Mourisco-Passado Islâmico


Assim como Goa -Damão -Diu tem um passado lusitano e uma relação de proximidade com os portugueses, também Portugal tem um passado mourisco, islâmico e sefardita dos quais herdámos  particularidades da cultura ,da arquitetura e palavras do nosso idioma!

 

Portugal Mourisco-Passado Islâmico

Portugal's Islamic/Moorish Past

 

   

Portugal's Islamic/Moorish Past

 

[Forum Elos] Portugal Mourisco-Passado Islâmico

 

Neste documentário, descobrimos a influência que 500 anos de ocupação muçulmana tiveram em Portugal e na cultura portuguesa. Visitamos alguns locais importantes e ouvimos portugueses sobre as suas opiniões sobre esta parte significativa da sua história. Apesar de por vezes esquecida, a ocupação islâmica, conhecida como o seu passado mouro, teve um enorme impacto em Portugal.

 

Enquanto em Espanha os sete séculos de domínio muçulmano são muito conhecidos, em Portugal normalmente passa despercebido. Apesar de por vezes esquecida, a ocupação islâmica, conhecida como o seu passado mouro, teve um enorme impacto em Portugal.

 

Os muçulmanos invadiram o atual Portugal no ano de 711 e estabeleceram a sua capital na atual "Silves". Uma parte significativa deste documentário leva-nos a Silves, que ainda é um dos melhores locais em Portugal para ver a influência do período muçulmano. Silves era a principal via de acesso ao interior algarvio, sendo o castelo de Silves, construído pelos árabes almorávidas no século XI, o mais bem conservado e significativo da região. Uma das principais atracções turísticas de Portugal são as belas praias da região do Algarve. O próprio nome Algarve deriva da palavra árabe "al-Gharb", que significa Ocidente. Portugal era a parte mais ocidental do Império Muçulmano e era oficialmente conhecido como al-Gharb al-Andalus, que significa oeste de Al-Andalus. Hoje em dia, Al-Andalus é frequentemente referido como Espanha Muçulmana ou Península Ibérica Islâmica.

 

Não são apenas os monumentos físicos que tornam o passado muçulmano de Portugal evidente, mas você também pode encontrá-lo na língua e na cultura do país, embora toda a Reconquista tenha se centrado em se livrar completamente da influência islâmica. Algumas palavras árabes entraram definitivamente na língua portuguesa, palavras para açúcar, arroz, azeite, alface, aldeia, Ocidente e muitas outras. Até o local de férias mais popular de Portugal, Albufeira, recebe o nome do árabe, tendo então sido chamado (Albuhayra), que significa lago em árabe. A viagem leva-nos também a Sintra, entre outros locais, onde se ergue o maciço Castelo dos Mouros. Foi construído por muçulmanos entre os séculos 9 e 10, o castelo foi vital para proteger sua população.

 

A região mais meridional de Portugal, foi finalmente conquistada pelos cristãos e retirada dos muçulmanos em 1249, e em 1255 a capital mudou para Lisboa. A vizinha Espanha não completaria sua Reconquista até 1492.