Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


25-09-2021

Origens Geográficas dos Açorianos, por Carlos Melo Bento


 

Inline image

Um documento histórico que pretende fazer a geografia dos lugares de onde há 500 anos vieram cerca de 280 famílias. para os Açores O autor procurou neste trabalho "arrumar para fácil consulta, os nomes dos lugares de onde vieram os primeiros povoadores açorianos e as suas identidades".
Com este trabalho de pesquisa, Carlos Melo Bento conseguiu desiludir muita gente que pensava que os povoadores portugueses nos Açores eram originários só do Alentejo e do Algarve.
Recordo, por exemplo, que os Bettencourt dos Açores, vieram de França, via Ilhas Canárias. E que muitas famílias portuguesas como os Dutra que foram para o Brasil, vieram dos Açores.

dos Açores. E recordo que as Três Ilhoas foram três irmãs açorianas que emigraram para o Brasil, onde aportaram por volta de 1723, fixando residência em Minas Gerais, onde se tornaram troncos de antigas, tradicionais e importantes famílias mineiras.

A constatação definitiva dos nomes das famosas Ilhoas deve-se à pesquisa do genealogista de Ouro Fino, José Guimarães. As Ilhoas, pela ordem cronológica, chamavam-se:

Antônia da Graça de Aguiar (nascida em 1687), que deu origem, dentre outros, aos Junqueira e Meireles.

Júlia Maria da Caridade (nascida em 1707), que deu origem, dentre outros, aos Garcia, Carvalho, Nogueira, Vilela, Reis e Figueiredo.

Helena Maria de Jesus Gonçalves (nascida em 1710), que deu origem aos Resende.

As Três Ilhoas eram naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, na Vila da Horta, na Ilha do Faial, no arquipélago dos Açores. http://www.geni.com/projects/As-3-Ilhoas/10644

 

Sobre as Três Ilhoas visitem o site neps.ics.uminho.pt. Onde podem ver que Ana Aguiar já saiu da Horta (Angústias) casada e com 3 filhos.